Gerenciamento de Resíduos

Universidade Sustentável

A Unicamp está em busca da sustentabilidade em seus campi desde os anos 2000, quando começaram as primeiras reuniões sobre a necessidade da criação de uma política ambiental, que, na época, foi representada pelo Grupo Gestor de Resíduos. A Política Ambiental para a Unicamp foi institucionalizada em novembro de 2010, a partir do Grupo Gestor Ambiental/CGU. Como evolução à Política Ambiental, a Unicamp criou o Sistema de Gestão Universidade Sustentável, que culminou na criação do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS) que integra o quadro da DEPI e colabora, através das Câmaras Técnicas de Gestão, com o levantamento e a assessoria nas áreas de sustentabilidade. 

Comissão de Gerenciamento de Resíduos - CGR

Através de seus facilitadores, têm como missão ser o elo entre a sua Unidade/Órgão e o Grupo Gestor Universidade Sustentável – GGUS/DEPI, cabendo-lhe atuar, junto à comunidade local, como facilitador no desenvolvimento, implementação e disseminação de políticas, diretrizes e normalizações, tendo como fundamentos o aperfeiçoamento contínuo do desempenho ambiental, econômico e social, para que a Unicamp seja reconhecida pela comunidade interna e externa como referência de uma Universidade Sustentável.


Papel, perfil e missão dos Facilitadores


Responsabilidades da CGR

  • Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Local (PGRL);

  • Implantação do PGRL;

  • Monitoramento (indicadores).

O PGRL prevê iniciativas de conscientização dos funcionários, docentes, alunos e a comunidade interna e externa que frequentam a faculdade, e mudanças no comportamento cultural sobre a importância da preservação ambiental, quanto aos resíduos gerados desde a segregação até a destinação final.


Objetivos do PGRL

  • Sensibilizar e conscientizar a comunidade interna e externa;

  • Incentivar o surgimento de uma nova visão e comportamento relativos aos problemas ambientais de trabalho relacionados ao processo;

  • Treinar semestralmente e depois anualmente, os funcionários no manejo de resíduos;

  • Estimular campanhas internas periódicas, incentivando a minimização dos resíduos, através da aplicação dos 4R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), com a distribuição de folder, faixas e divulgação através do site da FEF;

  • Implantar novos recipientes para lixo redistribuindo os atuais, utilizando sacos plásticos apropriados nas lixeiras, na cor preta para resíduos não recicláveis e na cor azul para resíduos recicláveis. Os resíduos não recicláveis, serão recolhidos pela empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Campinas e os resíduos recicláveis pelo Departamento de Meio Ambiente/DMA da UNICAMP.

  • Plano de Gerenciamento de Resíduos


Saiba como descartar os resíduos corretamente

 

Resíduos de esponjas de limpezaResíduos de pilhas e baterias

Resíduo comum não reciclável

Resíduos biológicosResíduos de Tampas plásticasResíduos Recicláveis

 

  • Descarte de resíduos de construção civil


Comissão de Gerenciamento de Resíduos da FEF