O Programa Integrado de Formação (PIF) - Deliberação CEPE-A-022/2001, de 04/12/2001 - é destinado aos alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da Unicamp e permite a realização simultânea de disciplinas de Graduação e de Pós-Graduação (PG) com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de Graduação e de Mestrado.
Poderão requerer matrícula como Acadêmicos em Formação Integral em Disciplinas de Pós-Graduação da FEF discentes que atendam aos critérios aprovados pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física em sua 195ª Reunião Ordinária, realizada no dia 13 de outubro de 2021 - RESOLUÇÃO INTERNA CPG-FEF Nº 57/2021, conforme seguem abaixo:
a) Serão aceitos no PIF os alunos que estejam regulamente matriculados na graduação da Unicamp (Integralização);
b) Os alunos deverão ter Coeficiente de Progressão (CP) mínimo de 0,6 e Coeficiente de Rendimento (CR) mínimo de 0,75 (Integralização);
c) É desejável que os alunos que estejam ou tenham participado do Programa de Iniciação Científica (comprovante, se houver);
d) Os alunos do PIF poderão cursar até 2 disciplinas na PG, uma por semestre, como alunos especiais;
e) Os alunos poderão cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, dentro do limite dos 05 alunos especiais/disciplina;
f) Cada aluno deverá ter um tutor responsável, que deve ser um docente credenciado como docente permanente na PG. Cada docente poderá aceitar até 02 alunos PIF/semestre ;
g) O ingresso no PIF não garante o ingresso automático na PG, nem a orientação do mesmo orientador. Depende da aprovação no Processo Seletivo da PG, bem como disponibilidade de vagas do docente;
h) Não há bolsa para os alunos do PIF;
i) As disciplinas cursadas no PIF poderão ser convalidadas, quando o aluno ingressar na PG. O aluno e orientador deverão solicitar a convalidação no primeiro ano do curso de mestrado, de acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação/FEF.
Após receber a documentação que comprove os requisitos acima descritos, a Secretaria do Programa de Pós-Graduação encaminhará a solicitação para a Coordenação de Ensino de Graduação do curso em que o aluno estiver matriculado. Esta emitirá autorização para que o mesmo participe do PIF e retornará a documentação ao Programa de Pós-Graduação.
Atendidos os requisitos acima, o Programa de Pós-Graduação autorizará a matrícula na disciplina, de acordo com os seus procedimentos e prazos.
Ao término do curso de graduação, o aluno do PIF poderá ingressar como aluno regular do Mestrado, devendo para isso ser aprovado no processo seletivo e realizar sua inscrição nos prazos previstos pela Pós-Graduação. Ao ingressar como aluno regular, deverá solicitar a convalidação dos créditos cursados na pós-Graduação como aluno especial.