Minicursos

29 de Setembro, Quinta-Feira

  Minicurso Palestrante Descrição
1 Sinalização Celular e Exercício Físico - Efeitos do exercício físico na via de sinalização de Insulina

Osvaldo Tadeu da Silva Jr (UNESP - Bauru)

Esse minicurso visa apresentar os mecanismos moleculares envolvidos no aumento da captação de glicose muscular mediado pelo exercício físico. Neste contexto, é de suma relevância compreender as vias de sinalização, bem como, as moléculas chaves que estão diretamente relacionadas com a captação de insulina muscular utilizadas como tratamento e prevenção de Diabetes tipo II. Neste contexto, será abordado o fenômeno da resistência a insulina mediada pelo tecido adiposo e o mecanismo pelo qual o exercício físico promove efeitos benéficos na ação da insulina no estado de resistência.
2 Circo na Escola

Leonora Tanasovici Cardani (FEF - UNICAMP)

Tem como objetivo apresentar de que maneira as atividades circenses podem ser inseridas nas aulas de educação física escolar. O curso será teórico e prático. Realizaremos uma introdução em relação à inserção do circo na escola, permitindo o diálogo entre os participantes sobre os saberes circenses e de que maneira eles podem ser abordados nas aulas de educação física. Além disso, faremos uma vivência das modalidades circenses por meio de jogos e atividades práticas.
3 Análise do metabolismo basal em atletas usuários de cadeira de rodas: comparação entre dois métodos de avaliação Vivian Maria dos Santos Paranhos (FEF - UNICAMP) Considerada atualmente um problema de saúde pública, as lesões na medula espinhal na população aumentam a cada ano e com ela muitos problemas que irão acompanhar o indivíduo ao longo de toda a vida. Muitas dúvidas surgem ao trabalhar com essas pessoas pelos profissionais da saúde, especificamente os nutricionistas, visto as alterações fisiológicas decorrentes da lesão. Para este profissional de suma importância conhecer o metabolismo basal de cada indivíduo para posteriores análises e cálculos de calorias totais e de macronutrientes.
4 Bases teórico-práticas da quantificação e monitoramento do treinamento e desempenho físico Thiago Oliveira Borges (USP-SP) Dentro do contexto competitivo, o corpo humano parece se aproximar dos limites do desempenho. Tal fato leva cientistas do esporte e treinadores a buscarem metodologias que possam potencialmente melhorar qualquer detalhe possível, que leve o competidor ao seu máximo potencial competitivo. Desta forma, este minicurso visa apresentar aos estudantes de graduação não somente ferramentas prática e simples, para aplicação no dia a dia de atletas, mas, também metodologias de análise relativamente simples, que auxiliam na diminuição do “gap” entre a academia e a prática.
5 Educação Olímpica: história, conceitos e uma proposta pedagógica Carlos Rey Perez, Natália K. Quintilio, Maria Alice Zimmermann (EEFE - USP) Os Jogos Olímpicos, a faceta pública do Olimpismo, representam uma das atividades mais visíveis do contexto esportivo, e é o maior evento do planeta, quer devido a seu valor sociocultural ou a sua representação artística. Na concepção do Olimpismo, que é uma filosofia de vida baseada no corpo, espírito e mente, Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, acreditava que a aproximação das manifestações esportivas com um imaginário heroico impulsionaria a inserção do esporte como meio pedagógico. O esporte como fio condutor nas relações interpessoais pode, de certa forma, expor valores e comportamentos significantes para aquele grupo social, reforçando uma identidade cultural e pessoal. Assim, o esporte fornece um contexto de potencial educativo e pode ser usado como um instrumento de atitudes éticas e de valores necessários para a vida social e individual. Nesse contexto surgem os valores olímpicos que são um tipo de código de conduta do Olimpismo e procura orientar atitudes e ações de todos os envolvidos em atividades competitivas, administrativas ou voluntárias. Com isso, esse curso se propõe a apresentar o universo do Movimento Olímpico a partir de sua história, de seus valores, dos símbolos olímpicos, da história de vida dos  atletas olímpicos e a sua importância educacional e cultural para a sociedade.
6 Exercício físico e sua relação com o sono: uma abordagem da biologia básica ao alto rendimento esportivo Paulo Daubian-Nosé, Beatriz Franco (FCA - UNICAMP) Interface do exercício físico e do sono, de forma à fundamentá-los, descrevendo fatores internos e externos. Caracterizar seus mecanismos de ação em variáveis agudas e crônicas. Discorrendo da biologia básica ao alto rendimento esportivo.
Salientar a magnitude dos benefícios do sono e do exercício físico, e ainda mais, quando de forma combinada. Permitindo uma discussão ampla, e a absorção do conteúdo, de forma didática, daqueles que participarem do minicurso.

 

30 de Setembro, Sexta-Feira

  Minicurso Palestrante Descrição
7 Políticas públicas em esporte e lazer no Brasil: um olhar sobre os Jogos Olímpicos Carlos Fabre Miranda, Bruno Modesto Silvestre (FEF - UNICAMP) Este minicurso será composto pela discussão de Políticas Públicas de esporte e lazer no Brasil, sobretudo as relativas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Estrutura-se em torno da apresentação de conceitos básicos de Políticas Públicas, assim como, por definições iniciais sobre Estado, Governo e Direitos Sociais. Com o entendimento de que Lazer e Esporte se configuram enquanto Direitos Sociais, se discutirá as Conferências Nacionais do Esporte e as mudanças de direção política do Ministério do Esporte a partir do momento em que o Estado brasileiro se mobiliza para a realização dos Megaeventos. Por fim, a partir dos elementos de análise de Políticas Públicas apresentados, buscar-se-á realizar, em conjunto com os participantes do Minicurso, uma análise da recente realização dos Jogos Olímpicos.
8 Treinamento Físico para idosos Amanda Veiga Sardeli, Diego Brunelli, Guilherme Defante Telles (FEF - UNICAMP) Papel de diferentes tipos de exercícios sobre o sistema imunológico, cardiovascular e neuromuscular. Aspectos e características importantes do idoso frente ao exercicio físico. Principais alterações observadas, especificidade e variedade de programas de treinamento. Literatura vs Pratica: "purposes and news".
9 Imunometabolismo e Exercício Físico Barbara de M.Mello Antunes (UNESP - Presidente Prudente) Esse minicurso visa apresentar aos alunos de graduação e interessados uma emergente área de investigação que estuda a complexa interação entre mecanismos de células do sistema imune e metabolismo energético. Neste contexto, é de suma relevância compreender as vias de sinalização, bem como, as moléculas chaves que estão diretamente relacionadas com a relação imunometabólica fazendo-se necessária o entendimento da atuação pleotrófica de citocinas e hormônios em diferentes contextos metabólicos (repouso, doença e exercício físico). Desta forma, será abordado as alterações imunometabólicas mediada por diferentes estímulos estressores com ênfase na área do exercício físico para que haja compreensão e entendimento dos fatores benéficos vinculados a prática regular de exercício, principalmente de seu papel anti-inflamatório e anti-aterogênico.
10 Fisiologia do exercício e biologia molecular: uma nova abordagem para velhas questões Paulo Roberto Jannig, Clara Nóbrega (EEFE - USP) O objetivo do curso é oferecer aos alunos de iniciação científica noções básicas de fisiologia celular e molecular do exercício físico e como métodos inovadores em biologia molecular podem ser utilizados para responder grandes questões da fisiologia do exercício.
11 Análise de rendimento em esportes coletivos Yura Yuka Sato dos Santos (FCA - UNICAMP), Otávio Bettega (FEF - UNICAMP)

Processo de registro, tratamento e análise de eventos de dados de desempenho em jogos desportivos coletivos.  Descrição de dados de rendimento qualitativo e quantitativo de equipes e jogadores, para dotar comissões técnicas de informações pertinentes que  fundamentem as opções de treino e adoção de estratégias de jogo.
Salientar a análise de rendimento como ferramenta propulsora para o desempenho de equipes e jogadores.
Discutir as possibilidades e necessidades de análises em diferentes modalidades coletivas, de forma dinâmica e didática.

12 Bases da estatística aplicada a Educação Física Júlia Barreira (FEF - UNICAMP) Tem como objetivo apresentar ferramentas estatísticas que auxiliem a explorar bancos de dados coletados por estudantes de Educação Física. No curso serão definidos conceitos básicos de estatística, como amostra, população e tipos de variáveis. Serão apresentadas medidas de posição e dispersão e como elas podem ser utilizadas para resumir bancos de dados coletados em estudos com diferentes metodologias. Para a apresentação dos dados e extração de informação a partir dos mesmos serão exploradas diferentes ferramentas gráficas, como histogramas, boxplots, gráficos de barra, de dispersão e em coordenadas polares. Todo o conteúdo será acompanhado de aplicações práticas na Educação Física.