Conforme estabelece o entendimento desenvolvido pelo Fórum do Pró-reitores de Extensão das IES públicas, é preciso considerar e atuar para que a Extensão Universitária seja, também, locus e potencializadora da pesquisa acadêmico-científico. Nesse sentido, destacamos que a FEF-Unicamp vem realizando um trabalho destacável, com uma regular e intensa produção científica construída à partir de experiências extensionistas. Listamos algumas conforme disponibilização dos docentes responsáveis:
ARTIGOS
ALENCAR, Yllah Oliveira et al. As lutas no ambiente escolar: uma proposta de prática pedagógica. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015.
ALVES, Maria Luíza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 4, p. 1229-1244, 2017.
ANTUNES, Marcelo Moreira et al. PEDAGOGIA DAS ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL. Arquivos em Movimento, v. 13, n. 1, p. 64-77, 2017.
CABRERA, W. A. ; Barros, R. M.L. ; MISUTA, MILTON SHOITI ; SARRO, KARINE JACON . Comparação da velocidade do saque chapado em situações de saque livre e saque com exigência de precisão. In: III Simpósio de Esportes de Raquete, 2019. Revista Corpoconsciência, 2019. v. 23. p. 10-11.
CAPELLATO Melo, C.; SANTOS RODRIGUES, G.; CARDANI, L. T.; BARRETO, L., BORTOLETO, M. A. C. Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos – todos aprendendo. Educación Física y Deporte, 38(2), XX-XX. DOI
CARDANI, Leonora Tanasovici; SPOLAOR, Gabriel da Costa; SANTOS RODRIGUES, Gilson; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio C. Pedagogia das atividades circenses: quando pais tornam-se aprendizes de seus filhos. In: Anais… XX CONBRACE/ VII CONICE: Democracia e emancipação: desafios para a Educação Física e a Ciências do Esporte na América Latina, Goiânia-GO, 2017a.
COSSIO-BOLAÑOS, Marco Antonio et al. Métodos de ensino nos jogos esportivos. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v. 10, n. 15, p. 264- 273, 2009.
DANTAS, Estélio H. M. A Prática da Preparação Física. 3ª edição. Rio de Janeiro: Shape, 1995 apud LUSSAC, Ricardo Martins Porto. Os princípios do treinamento esportivo: conceitos, definições, possíveis aplicações e um possível novo olhar. EFDeports, v. 13, p. 121, 2008.
FERREIRA, R. B. ; SARRO, K. J. . De atleta da seleção brasileira a professor de tênis de mesa: relato de experiência de um ex-atleta e seus primeiros contatos com a pedagogia do esporte. In: III Simpósio de Esportes de Raquete, 2019, Limeira. Revista Corpoconsciência, 2019. v. 23. p. 5-6.
GOMES DA COSTA, Marcelo. Ginástica Localizada. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1996 apud LUSSAC, Ricardo Martins Porto. Os princípios do treinamento esportivo: conceitos, definições, possíveis aplicações e um possível novo olhar. EFDeports, v. 13, p. 121, 2008.
GUIMARÃES, Fernando de Melo. Metodologia Educacional do Jiu-Jitsu. Rio de Janeiro: Mimeo, 1998 apud ARRUDA, Pablo Delano Porfírio; DE SOUZA, Bertulino José. Jiu-Jitsu: uma abordagem metodológica relacionada à quebra de estereótipos. Redfoco, v. 1, n. 1, 2014.
HARNISCH, Gabriela Simone et al. As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 179-184, 2018.
KOZUB, Francis M.; KOZUB, Mary L. Teaching combative sports through tactics. Journal of physical education, recreation & dance, v. 75, n. 8, p. 16-21, 2004.
LOPES, Daniel C.; EHERENBERG, M. C. Entre o pódio e o picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano. Revista História da Educação (Online), 2020, v. 24: e94488.
MELO, Caroline Capellato ; SANTOS RODRIGUES, Gilson ; CARDANI, Leonora Tanasovici; LUA BARRETO, Mônica; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos,todos aprendendo. EDUCACION FISICA Y DEPORTE, v. 38, p. XX, 2019.
MENEGALDO, F.; BORTOLETO, MAC. Extensão universitária e reconhecimento social a experiência do Grupo Ginástico Unicamp. Rev. Intern. Exten. UNICAMP / Intern. J. of Out. and Com. Engag. - ISSN 2763-616X.
MILANI, Camila Sanchez; BENTO-SOARES, Daniela; SCHIAVON, Laurita Marconi. '“Olha o que eu aprendi na ginástica”: impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares'. Journal of Physical Education (online).
NÓBREGA, Jonatas Augusto Maia da. O ensino da Freestyle Olympic Wrestling na escola: uma proposta de sistematização a partir da experiência do PIBID 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ONTAÑÓN, Teresa Barragán; SANTOS RODRIGUES, Gilson; SPOLAOR, Gabriel da Costa; BORTOLETO, Marco A C. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Pensar a prática, v. 19, n. 1, 2016.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 2, p. 283-300, 2012.
SANTOS RODRIGUES, Gilson; LOPES, Daniel de Carvalho. Notas preliminares sobre as aulas de história do circo no ensino das atividades circenses. In: Anais… X Congresso Nacional de Educação Física – XXI Reunião Científica: “Práxis: baseando-se em evidência para revolucionar a prática”, Bauru-SP, p. 47-8, 2016.
SANTOS RODRIGUES, Gilson; ONTAÑÓN BARRAGÁN, Teresa ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho ; PRODOCIMO, Elaine. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, v. 28, p. 1-15, 2020.
SANTOS RODRIGUES, Gilson; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; PRODÓCIMO, Elaine. Potencialidades educativas dos jogos e mediação pedagógica no ensino das atividades circenses. In: Anais do VII Congresso de Iniciação Científica/USP-UNICAMP-UNESP, Campinas, SP, p.72, 2016.
SANTOS RODRIGUES, Gilson; PRODÓCIMO, Elaine; ONTAÑÓN, Teresa Barragán. “Circo Coragem”: O jogo como estratégia de ensino das atividades circenses. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 147-164, jan./abr. 2016.
SANTOS RODRIGUES, Gilson; RIBEIRO, Camila da Silva; CARDANI, Leonora Tanasovici; MELO, Caroline Capellato; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Corpo, arte e risco: ideias para uma pedagogia dos aéreos circenses. Anais… Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, Campinas-SP, 2018.
SESTARI, Isabela Vírginia.; RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Farra nas Férias na FEF/Unicamp: relato de experiência da edição 2020. Licere, Belo Horizonte, v. 24, n.1, mar/2021.
SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L.; SCHIAVON, L. A GINÁSTICA VAI À ESCOLA. Revista Movimento, v.13, p.131 - 150, 2008.
SHIZUKA, JY ; SILVA, F. S ; Menegaldo, F. R. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . Ginástica para Todos: notas sobre a composição coreográfica por praticantes idosas. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 4, p. 272, 2020.
VASQUES, Daniel Giordani; BELTRÃO, José Arlen. MMA e educação física escolar: a luta vai começar. Movimento, v. 19, n. 4, p. 289-308, 2013.
LIVROS
BORTOLETO, M. A. C. Introdução à pedagogia das atividades circenses VOLUME 2. 1. ed. Jundiaí - SP: Fontoura, 2010. v. 1. 267p .
BORTOLETO, M. A. C. Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1. ed. Jundiaí - SP: Editora Fontoura, 2008. v. 1. 272p .
BREDA, Mauro; GALATTI, Larissa; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
PAOLIELLO, E. ; TOLEDO, E. ; AYOUB, Eliana ; BORTOLETO, M. A. C. ; GRANER, L. P. Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. 1. ed. Campinas: UNICAMP, 2014. v. 1. 288p.
CAPÍTULOS DE LIVRO
ALMEIDA, T.L. ; BORTOLETO, M. A. C. . Sobre o ensino da acrobacia coletiva e sua relação com a Ginástica para Todos.. In: De Oliveira, M. F.; De Toledo, E.. (Org.). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção.. 1ed.Goiânia - GO: UEG, 2016, v. 1, p. 225-250.
BORTOLETO, M. A. C.; CARVALHO, G. A. . Báscula. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 179-187.
BORTOLETO, M. A. C.; CELANTE, A. R. . O ensino das atividades circenses no curso de Educação Física: experiências na universidade pública e privada.. In: Elizabeth M A Pereira; Gabriela Celani; Dora M. Grassi-Kassisse. (Org.). Inovações curriculares: experiências no ensino superior. 1ed.Campinas - SP: FE - UNICAMP, 2011, v. 1, p. 178-190.
BORTOLETO, M. A. C.; ESCALANTE, O. . Acrobacia de solo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 15-36.
BORTOLETO, M. A. C.; FERREIRA, D. ; JACQUES, V. M. L. . Capítulo 10. Segurança no circo: princípios básicos. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol. 2. 1ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2010, v. 1, p. 189-203.
BORTOLETO, M. A. C.; LOPES, D. C. ; MORALES, D. A. . Monociclo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 121-134.
BORTOLETO, M. A. C.; LOPES, D. C. . Capítulo 4. Arame Fixo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol. 2. 1ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2010, v. 1, p. 84-94.
BORTOLETO, M. A. C.; MALLET, R. D. ; TUCUNDUVA, BRUNO BARTH PINTO . Atividades circenses na FEF-UNICAMP: a construção de uma nova área de estudos e pesquisa.. In: BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B. ; SILVA, E .. (Org.). Circo: horizontes educativos.. 1ed.Campinas - SP: Autores Associados, 2016, v. 1, p. 225-257.
BORTOLETO, M. A. C.; MALLET, R. D. . Parada de Maõs. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 77-88.
BORTOLETO, M. A. C.; TANAN, D. . Acrobacia Coletiva. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 105-120.
BORTOLETO, M. A. C.. Perna de Pau. Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 89-104.
BORTOLETO, M. A. C.. Rola-rola. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 67-76.
BRACCIALLI, F. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . A MULTIPLICIDADE DOS ENSINOS DE PALHAÇAS E PALHAÇOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Sociedade, cultura, educação e extensões na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultura & UFAM, 2021, v. 1, p. 181-200.
CALCA, D. H. ; BORTOLETO, M. A. C. . Tecido. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 135-154.
CALCA, D. H. ; BORTOLETO, M. A. C. . Trapézio Fixo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 155-178.
CASIMIRO, F. G. ; LEÓN GUZMAN, F. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . Kimartop: sistema de entrenamiento de gimnasia acrobática innovador. In: Petrica, J.; Paulo, R.; Mendes, P.; Batista, M. Abordagens sobre o treino desportivo.. In: Petrica, J.; Paulo, R.; Mendes, P.; Batista, M.. (Org.). Abordagens sobre o treino desportivo.. 1ed.Idanha-a-Nova: Sheru S/A, 2018, v. 1, p. 67-76.
GRANER, L. P. ; PAOLIELLO, E. ; BORTOLETO, M. A. C. . Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as interações humanas.. In: BORTOLETO, MAC; PAOLIELLO, E.. (Org.). Ginástica para Todos - Um encontro com a coletividade.. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2017, v. 1, p. 165-198.
GRANER, L.; PAOLIELLO, E.; BORTOLETO, MAC. Grupo Ginástico Unicamp – potencializando as interações humanas. pp. 165-198 IN: BORTOLETO, MAC; PAOLIELLO, E. Ginástica para Todos – Um encontro com a coletividade. Campinas: UNICAMP, 2017.
MALLET, R. D. ; BORTOLETO, M. A. C. . Malabares: bolas. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 37-49.
MENEGALDO, F. R. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . GINÁSTICA PARA TODOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um olhar sociométrico sobre as relações entre os participantes. In: Artemis de Araújo Soares. (Org.). Sociedade, cultura, educação e extensões na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultura & UFAM, 2021, v. 1, p. 201-224.
Nista-Piccolo, V.L.; SCHIAVON, L. M. A Ginástica Artística como proposta educacional In: NISTA-PICCOLO, Vilma; TOLEDO, Eliana. Abordagens pedagógicas do esporte: modalidades convencionais e não convencionais.1 ed.Campinas: Papirus, 2014, p. 97-115.
ORTOLETO, M. A. C.; CALCA, D. H. . Capítulo 3. Lira. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol. 2. 1ed.Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2010, v. 1, p. 59-81.
PRODOCIMO, E. ; PINHEIRO, P. H. G. ; BORTOLETO, M. A. C. . Capítulo 8. Jogos circenses como recurso pedagógico. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol. 2. 1ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2010, v. 1, p. 161-178.
SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Desafios da Ginástica na escola In: Educação física escolar: desafios e propostas.1 ed.Jundiaí: Editora Fontoura, 2006, v.2, p. 35-60.
SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Imagynação: uma experiência de projeto extracurricular de Ginástica Rítmica In: PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana de. Possibilidades da Ginástica Rítmica.1 ed.São Paulo: Phorte, 2010, p. 332-357.
SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Outros desafios da prática da ginástica na escola In: Educação Física escolar: desafios e propostas 2.2a. ed.Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2011, p. 137-166.
SCHIAVON, L. M.; Toledo, Eliana; AYOUB, E. Por uma Ginástica para toda a vida In: Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte - vol. 2.1 ed.Campinas: Unicamp, 2017, v.2, p. 215-245.
SHIZUKA, JY ; SILVA, F. S ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A GINÁSTICA PARA TODOS PRATICADA POR CORPOS EXPERIENTES. In: Isabel Cristina Araújo Floriano; Kátia Stancato; Tiago dos Santos Cuculi; Simone Cristina Ferreira; Maria Cimélia Garcia; Vania Raquel Monteiro; Érika Aparecida Bueno; Rosângela Maria Galante Martinhago. (Org.) Programa UniversIDADE. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2021, v. 1, p. 198-220.
Toledo, Eliana; SCHIAVON, L. M. Ginástica Geral: diversidade e identidade In: PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica Geral: experiências e reflexões.1 ed.São Paulo: Phorte, 2008, p. 19-238.
TCC
ARRUDA, P.D.P; BERTULINO, J.S. Jiu Jitsu: Uma abordagem metodológica relacionada à quebra de estereótipos. Trabalho de Conclusão de Curso, 2014.
CORRÊA, Milena Camargo. Tecido acrobático: a importância da capacidade de força para praticantes iniciantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
COUTO, Júlia Alcici. A PEDAGOGIA DO ESPORTE E A GINÁSTICA ARTÍSTICA: DISCUTINDO O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL. 2018. Curso (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientadora: Laurita M. Schiavon.
Diogo Mendes Firme. Proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do diabolô para iniciantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
GODOY, Carolina. O JOGO COMO UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. 2018. Curso (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientadora: Laurita M. Schiavon.
ITANI, D. E.; Construindo a partir das possibilidades: Handebol Adaptado; Monografia conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física; Faculdade de Educação Física/UNICAMP; Campinas/SP, 2002.
LACERDA, Débora Jucá. Grupo Ginástico Unicamp: 22 anos promovendo a Ginástica Geral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
Marcelo Cazzarim Macedo. Perna de pau: por uma pedagogia do circo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
NUNES, João Gabriel. Circo - formação de montadores e condições de segurança nos aéreos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
OLIVEIRA, Lívia Costa de. GRUPO ÁPEIRON ? UMA GINÁSTICA ENTRE O ESPORTE E A ARTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
PARMA, Marcio. O palhaço nas aulas de Educação Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
SHIZUKA, Jessica. Ginástica para Todos: a experiência do GGFEF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
TANAN, Danielle Lopes. Metodologia de Ensino da Ginástica Acrobática/Acrobacia Circense em Grupo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
VIERIA, André Souza Leite. KIMARTOP: tecnologia ao serviço da formação acrobática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
MESTRADO
ALMEIDA, Tabata Larissa. Composição coreográfica coletiva e tematização como estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem da acrobacia coletiva.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
DE CARVALHO, Artur José Squarisi. Esportes na Natureza para pessoas com deficiência visual. Dissertação de Mestrado, FEF-Unicamp, 2005. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275210/1/Carvalho_ArturJoseSquariside_M.pdf
MENEGALDO, Fernanda Raffi. Ginástica para Todos: por uma noção de coletividade.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
MILANI, Camila S. DE “PONTA-CABEÇA”: IMPACTOS DAS AULAS DE GINÁSTICA PARA CRIANÇAS NA EXTENSÃO DA FEF-UNICAMP. 2020. Dissertação (Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/342971
RODRIGUES, Rafaela. G. S. A. PEDAGOGIA DA RODA GINÁSTICA (ALEMÃ): análise de uma proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.
SCHIAVON, L. M. O projeto Crescendo com a Ginástica: uma possibilidade na escola. 2003. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
Doutorado
SAROA, G. R. A constituição e o processo coletivo de criação do Grupo Ginástico Unicamp pelas vozes de seus coordenadores. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2017. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330820
VÍDEOS
Projeto de Extensão em Ginástica - Trampolim Adaptado - Coordenação: Profa. Dra. Laurita Schiavon: https://www.youtube.com/watch?v=oJEhNr02sZ0