Daniel Augusto Pereira Tancredi
- Apresentação:
- 12/11/2014 às 9h, Sala 06 - FEF
- Orientador:
- Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes
- Co-orientador:
- Prof. Me. Thiago José Leonardi
- Banca:
- Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino
- Título:
- Pedagogia Do Esporte: O Ensino-Vivência E Aprendizagem Do Futebol Americano
Gabriela Silva Pádua
- Apresentação:
- 06/12/2013 às 17h
- Orientador:
- Silvia Cristina Franco Amaral
- Banca:
- Olívia Cristina Ribeiro
- Título:
- Saúde e Lazer: Possibilidades do projeto do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade), núcleo “45+ vida saudável”, na cidade de Hortolândia.
Nahia Mendonça
- Apresentação:
- 04/12/2013 às 18h
- Orientador:
- Prof. Dr. Edivaldo Gois Junior
- Banca:
- Profa. Dra. Heloisa Baldi Reis
- Título:
- A Revista Veja e o Voleibol na Década de 1980
Maicon Servílio Pereira
- Apresentação:
- 04/12/2013
- Orientador:
- Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida
- Banca:
- Prof. Dr. Edison Duarte
- Título:
- Projeto de Extensão Escolinha de Lutas: Uma estratégia pedagógica
- Resumo:
- Este estudo visa auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Lutas aplicada a criança através da sistematização das aulas. Os sujeitos da pesquisa serão indiretamente os pais envolvidos no projeto e, diretamente as crianças e os professores envolvidos no Projeto de Extensão - Escolinha de Lutas para crianças, na FEF – UNICAMP
Caroline da Silveira
- Apresentação:
- 29/11/2013 às 19h na Sala 7
- Orientador:
- Prof. Dr. Roberto Vilarta
- Banca:
- Jaqueline Girnos Sonati
- Título:
- Possibilidade de estratégias e ações de promoção de saúde no ambiente escolar: a alimentação como tema da Educação Física
- Resumo:
- O trabalho de monografia enunciado de “Possibilidades de estratégias e ações de promoção de saúde no ambiente escolar: a alimentação como tema da Educação Física” pretende estruturar estratégias e ações para abordar o tema “alimentação saudável” dentro da escola, de forma a estimular os alunos a adquirirem hábitos alimentares saudáveis em seu cotidiano, durante as aulas de Educação Física em projeto conjunto com outras matérias escolares, além de algumas ações para introduzir pais, professores e comunidade, a uma rotina alimentar mais saudável.
Fabio Alves Luz
- Apresentação:
- 29/11/2013 às 15h na Sala 7
- Orientador:
- Marina Hisa Matsumoto
- Co-orientador:
- Eliana Ayoub
- Banca:
- Giovanna Sarôa
- Título:
- A Constituição do Professor de Educação Física no Contexto da Educação Infantil
- Resumo:
- Este Trabalho trata-se da trajetória de um ex-atleta e recém-ingressante no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) visando trabalhar com o alto rendimento no esporte. Porém praticamente ao mesmo tempo, passa em um concurso publico em nível de ensino médio para trabalhar com crianças de 4 meses a 4 anos(creche). Visto em um ambiente totalmente novo e tomado por pensamentos ultrapassados sobre o trabalho com crianças de creche, o mesmo por conta própria procura aparato teórico para poder integrar seu saber em Educação Física com o saber do professor de creche. Procura esta que o fez mudar seus objetivos em relação a sua vida acadêmica e profissional.
Rogério Antoneli Muzinatti
- Apresentação:
- 29/11/2013 às 14h na Sala 6
- Orientador:
- Prof. Dr. Ademir De Marco
- Banca:
- Prof. Ms. Lucas Contador Dourado da Silva
- Título:
- Análise da Formação dos Profissionais que Atuam na Educação Infantil - Estudo de Municípios da Região Metropolitana de Campinas
- Resumo:
- A formação dos professores é um tema que tem ocupado um lugar central no debate acadêmico, ao mesmo tempo em que se faz cada vez mais presente em programas governamentais e nos meios de comunicação. O estudo teve como objetivo analisar a formação acadêmica de profissionais que atuam em escolas de educação infantil mantidas por municípios pertencentes a Região Metropolitana de Campinas.
André Cristiano Figueira
- Apresentação:
- 29/11/2013 às 14h na Sala 7
- Orientador:
- Elaine Prodócimo
- Banca:
- Eliana Ayoub
- Título:
- Discutindo as Relações Interpessoais na Escola: reflexões sobre a violência no cotidiano escolar dos alunos do ensino público de Campinas.
- Resumo:
- O trabalho pretende discutir as relações interpessoais na escola entre escolares do ensino público de Campinas, por meio das experiências obtidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para tanto, buscou-se analisar as propostas e atividades desenvolvidas dentro do projeto, principalmente pelo viés da educação física, de modo a contribuir para uma melhor na convivência e coesão do grupo de alunos, atuando de maneira preventiva dentro do âmbito da violência escolar.
Mariane do Rosário Crespo
- Apresentação:
- 28/11/2013 às 11h na Sala 6
- Orientador:
- Ademir de Marco
- Banca:
- Elaine Prodócimo
- Título:
- Saúde na Escola Sob a Perspectiva das Professoras de Educação Infantil
- Resumo:
- Esta pesquisa buscou, através de observação sistemática e de entrevista estruturada, descrever e analisar como as professoras de educação infantil entendem a questão da saúde na escola e como são os tratos com a saúde dos alunos dentro da rotina escolar.
Ana Maria Jacob
- Apresentação:
- 28/11/2013 às 10h na Sala 6
- Orientador:
- Ademir De Marco
- Banca:
- Elaine Prodócimo
- Título:
- Jogos e Desenvolvimento Cognitivo nas Aulas de Educação Física
- Resumo:
- Por meio de entrevista e observação esta pesquisa teve o objetivo de investigar se os professores de Educação Física das escolas municipais de uma cidade da região metropolitana de Campinas visam o desenvolvimento cognitivo ao incluírem jogos em suas aulas.
Thiago Mendes Cardoso
- Apresentação:
- 27/11/2013 às 21h na Sala 2
- Orientador:
- Prof. Sergio Stucchi
- Banca:
- Prof. Dra. Elaine Prodócimo
- Título:
- Os Potenciais Pedagógicos do Bilhar
- Resumo:
- Estudo sobre a possível utilização do esporte Bilhar no contexto escolar, inserida aulas de Educação Física. Revisão de Literatura que apresenta ao leitor uma contextualização do Bilhar e temas no qual o bilhar poderia estabelecer uma relação com a Educação Física Escolar, constituindo seu potencial pedagógico.
Ricardo Manoel de Oliveira Zambelli
- Apresentação:
- 27/11/2013 às 20h na Sala 2
- Orientador:
- Professora Dra. Elaine Prodócimo
- Banca:
- Professor Dr. José Júlio Gavião de Almeida
- Título:
- Violência Escolar: A prática do Karatê-Do no Programa Escola da Família
- Resumo:
- O fenômeno Luta é um conteúdo programático da Educação Física escolar, entretanto, a correlação entre este tema e a violência é uma das barreiras que inviabilizam sua inserção na educação formal. Neste estudo de caso, discutimos a influência da prática do Karatê-Do no comportamento social dos alunos, evidenciando uma alternativa para educa-los sobre a violência escolar, a partir dos aspectos históricos, filosóficos e psicológicos inerentes a esta Arte Marcial.
Regiany Valeria dos Santos
- Apresentação:
- 27/11/13 às 19h na Sala 6
- Orientador:
- Bruno de Paula Caraça Smirmaul
- Banca:
- Orival Andries Junior
- Título:
- Efeitos da Utilização de Música Prévia Sobre o Desempenho e Respostas Afetivas de Nadadores
- Resumo:
- A utilização da música e seus efeitos sobre o desempenho físico nos esportes e nos exercícios físicos vêm sendo bastante estudados nos últimos anos, entretanto, a maioria dos estudos realizam a aplicação de música durante e paralelamente ao exercício, sendo mais raros os estudos sobre a aplicação prévia da música ao exercício físico. No ambiente esportivo, porém, mais especificamente nas competições de natação, sabemos que não é permitido ouvir música durante a prova e, por isso, os atletas utilizam aparelhos musicais no momento da concentração. Verificando os efeitos da música quanto ao seu uso previamente à competição, teremos informações importantes a atletas e treinadores para que os mesmos possam conhecer o real efeito dessa estratégia comumente empregada, apresentando forte validade ecológica. Assim sendo, esse estudo, através da aplicação de música prévia ao nado de 200m livre, visa avaliar: o desempenho, a percepção de esforço, a motivação e o estado de humor do atleta e se ocorrerá alteração nesses parâmetros afetivos e no desempenho quando comparado à situação sem música.
Juliana Simplício
- Apresentação:
- 25/11/2013 às 14h na Sala 3
- Orientador:
- Helena Altmann
- Banca:
- Juliana Fagundes Jacó
- Título:
- Educação Física no Ensino Médio a Partir de uma Perspectiva de Gênero
- Resumo:
- A partir de uma revisão bibliográfica esse trabalho pretende analisar como se dá as relações de gênero nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, dialogando com a forma que os conteúdos são trabalhados e o conceito de gênero.
Carolina Dias
- Apresentação:
- 18/11/2013 às 17h na Sala 2
- Orientador:
- Silvia Cristina Franco Amaral
- Banca:
- Elaine Prodócimo
- Título:
- Brinquedoteca, um Local para o Profissional de Educação Física Atuar
- Resumo:
- O trabalho comenta sobre a historia e os diferentes tipos de brinquedotecas, focando principalmente na Brinquedoteca Tramando Arte onde foi desenvolvido todo o trabalho. E mostra o trabalho que uma profissional de educação física desenvolveu nesse ambiente, se baseando em diferentes referenciais teóricos da educação física do lazer e do lúdico.
Thalita Narciso da Silva
- Apresentação:
- Orientador:
- Edison Duarte
- Banca:
- Maria Luiza Tanure Alves
- Título:
- Atividade Física e Autismo: uma análise bibliográfica do trabalho dos profissionais de educação física com alunos autistas.
- Resumo:
- A inclusão escolar tem aparecido cada vez com uma frequência maior nas discussões dos profissionais da educação. Os alunos portadores de deficiência têm começado a frequentar as escolas, mas nem todos os profissionais dela estão preparados o suficiente para lidar com eles. Entre as deficiências que podemos encontrar nas escolas de ensino regular, está o autismo. Apesar das especulações acerca da definição e do diagnóstico, sabe-se que o aluno autista possui dificuldades nas suas habilidades sociais e de linguagem. Sendo a Educação Física uma disciplina que tem a interação social presente em grande parte de seus conteúdos, se torna um desafio incluir estes alunos durante muitas atividades que geralmente fazem parte da disciplina. Além disso, as informações e pesquisas acerca deste assunto específico, inclusive no Brasil, ainda é muito recente e escassa. Este trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, buscando compilar informações de pesquisas para poder subsidiar e dar uma base teórica ao trabalho de professores de educação física, os quais têm se deparado com esta situação e sentido dificuldade em lidar com este público. Os trabalhos forneceram informações suficientes para que nos resultados pudessem ser analisadas técnicas de auto-monitoração, a prática de atividade física por vontade própria deste grupo de alunos (dentro e fora da escola), o interesse nas aulas e nas atividades conforme idade, técnicas de ensino, a relação entre a prática de atividade física e o comportamento do autista e qual a expectativa dos pais quanto ao professor de educação física e as aulas em si.