A Ciência do Esporte e da Atividade Física nas últimas décadas veem se desenvolvendo constantemente, consequentemente, em paralelo à utilização de melhores técnicas de medida. São inúmeros os testes para medição do desenvolvimento e desempenho humano e a cada ano em laboratórios por todo o país são validados novos. Portanto, a avaliação, os procedimentos e os recursos utilizados na área da educação física e esportes vêm se modificando extraordinariamente sob a influência do desenvolvimento científico e tecnológico. Nos últimos tempos o esporte, a atividade física e o exercício vêm crescendo a cada dia na vida das pessoas com deficiências e isso tem contribuído para a melhora da qualidade de vida dos mesmos. Nesse sentido constatamos a necessidade de criação do LABORATORIO DE AVALIAÇÃO FISICA, EXERCÍCIO E ESPORTE ADAPTADOS – LAFEA. Será essencialmente um ambiente de pesquisa, extensão e ensino desenvolvendo estudos na criação e desenvolvimento, validação, reprodutibilidade de testes específicos para o esporte adaptado, estudos na área da composição corporal, aptidão física e desempenho humano, bem como na prescrição e acompanhamento de programas de exercício pessoas com deficiências. Propõe-se ainda capacitar professores e alunos na geração, promoção e divulgação de conhecimentos e avanços da prática profissional nessa área.
Objetivos
Produzir conhecimento e desenvolver competência na promoção, avaliação, prescrição e acompanhamento de programas de exercício e esporte para pessoas com deficiências.
Missão
Seu enfoque de trabalho consiste em integrar ações de ensino, pesquisa e extensão de diferentes áreas voltadas para a aplicação na avaliação, exercício e esporte adaptados para pessoas com deficiência.
Linhas de Pesquisa
- ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL: Serão realizados estudos e pesquisas em esportes para pessoas com Paralisia Cerebral. O projeto pretende descrever indicadores e parâmetros associados à detecção, formação e seleção de talentos esportivos nas diferentes modalidades praticadas por pessoas com Paralisia Cerebral e outras patologias similares, identificando e descrevendo parâmetros de desempenho em avaliações Antropométricas, de Composição Corporal e Somatotipicas.
- AVALIAÇÃO MOTORA ADAPTADA: DA APLICAÇÃO A VALIDAÇÃO DE TESTES MOTORES ADAPTADOS: O grupo de pesquisa em Avaliação Motora Adaptada, tem como objetivo práticas de investigação no âmbito da atividade física, visando elucidar problemas relativos aos processos adaptativos e pertinentes ao desenvolvimento das pessoas com deficiência. Tem participado de vários eventos científicos com apresentação de trabalhos e realizado várias publicações.
- EXERCÍCIO FÍSICO E LESÃO DA MEDULA ESPINHAL: O grupo de pesquisa em exercício físico e lesão da medula espinhal tem por objetivo estudar os efeitos do exercício e da prática esportiva em pessoas com lesão da medula espinhal. Para tanto, busca caracterizar as demamandas fisiológicas, metabólicas e neuromusculares em atletas de diferentes atividades esportivas. As variáveis da aptidão física estudadas são relacionadas à saúde e ao desempenho esportivo. Pesquisas tem demonstrado que a Lesão da Medula Espinhal causa sérios comprometimentos à saúde do grupo estudado. Portanto faz-se necessário o estudo do exercício e seus benefícios para esta população. Quanto ao desempenho esportivo, as atividades esportivas praticadas pelas pessoas desta população são o Handebol em cadeira de rodas, Basquete em CR e o Rugby em Cadeira de Rodas, modalidade que está em desenvolvimento no Brasil. Para subsidiar o desenvolvimento da modalidade é necessária a realização de estudos que venham a promover avanços no esporte. Assim sendo, este será um dos principais focos de estudo deste grupo.
- NEUROMETRIA FUNCIONAL E ATIVIDADE FÍSICA: A Neurometria, uma metodologia institutiva que constitui uma associação bem fundamentada de técnicas e procedimentos, reconhecidos mundialmente, e que focaliza a interação entre o cérebro, mente, corpo e comportamento, através de ferramentas que agem nos fatores emocionais, sociais e que podem afetar diretamente a saúde (NCCAM Publication No D239, agosto de 2005), proporcionando alívio para o sofrimento físico, emocional e aumentando a qualidade de vida e bem-estar.
Projetos de Pesquisa
APTIDOWN: Aptidão física e metabolismo em pessoas com Síndrome de Down
Descrição: A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que consiste na presença de um cromossomo a mais no par 21 e este fator pode causar alterações de fenótipo que variam em alterações cognitivas, cardíacas e motoras entre outras, com uma série de consequências para o indivíduo. Estimativas recentes apontam que existem atualmente no Brasil por volta de 300 mil pessoas com SD, numa proporção de 1 a cada 800 a 1000 nascidos. Existe tímida produção intelectual sobre aptidão física e suas relações com a saúde desta população. Da mesma forma algumas produções vêm caracterizando o perfil metabólico (metabolômica) destes indivíduos o que poderia melhorar o entendimento das alterações na aptidão física. Este projeto tem por objetivo analisar as relações entre aptidão física e metabolismo em pessoas com SD. 60 Indivíduos com síndrome de Down serão recrutados na APAE-Belém para serem submetidos a avaliações de aptidão física e metabolômica. Serão avaliadas as correlações entre variáveis da aptidão física e metaboloma para definição de um protocolo de avaliação para a população em questão que possibilite o diagnóstico precoce do comprometimento e consequentemente melhor intervenção. Objetivos 1.1. Objetivo geral Analisar as relações entre aptidão física e metabolismo em pessoas com síndrome de Down. 1.2. Objetivos Específicos I. caracterizar o perfil metabolômico (metaboloma) plasmático e identificar novos biomarcadores de crianças , adolescentes e adultos com síndrome de Down; II. analisar a relação das variáveis capacidade funcional, aptidão física e metaboloma com a coordenação motora em pessoas com síndrome de down. III. analisar a validade do sensor inercial para avaliação da coordenação. Coordenadora e responsável FAPESP: Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri Coordenadora e responsável na institução parceira UFPA/FAPESPA: Profa. Dra. Laura Maria Tomazi Neves..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Irineu Gorla - Integrante / Claudia Regina Cavaglieri - Coordenador / Anselmo de Athayde Costa e Silva - Integrante / Laura Maria Tomazi Neves - Integrante / Daniela Lopes Gomes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Análise da variabilidade do funcionamento do sistema nervoso autonômico em pessoas com e sem deficiência
Descrição: A neurometria é um conjunto de ferramentas que se utiliza de técnicas e procedimentos cientificamente comprovados, reconhecidos mundialmente, que evidencia a interação entre cérebro, corpo e comportamento. O presente estudo tem por objetivo analisar a variabilidade do funcionamento do Sistema Nervoso Autonômico (SNA) em pessoas com e sem deficiência, afim de verificar o funcionamento em diferentes grupos e faixa etária, serão crianças, adolescentes e adultos na faixa etária de 5 a 50 anos idade de ambos os sexos. Para avaliação será utilizada a técnica neurométrica, sendo uma metodologia organizacional que permitirá verificar a variabilidade do funcionamento do sistema nervoso, além de instrumentos como Dual-Energy X-ray Absorptiometry ? DEXA e antropometria. Como resultados, espera-se obter dados para estabelecer parâmetros para as variáveis analisadas para os grupos da população alvo do estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: José Irineu Gorla - Coordenador / Karina Santos Guedes de Sá - Integrante / Jessica Reis Buratti - Integrante / Nayara Christine Souza - Integrante / Viviane Cecatto Coelho - Integrante.
TECNOLOGIAS EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MOTOR NO ESPORTE ADAPTADO
Descrição: As inovações tecnológicas relacionadas a avaliação e monitorização do desempenho motor da pessoa com deficiência tem possibilitado melhora na qualidade de vida dessas pessoas, novas abordagens terapêuticas e de treinamento esportivo. Objetivo: estabelecer parâmetros de avaliação por meio de sensores inerciais em testes de desempenho motor utilizados em educação física e esportes adaptados eAvaliar o padrão ocular de atletas paralímpicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: José Irineu Gorla - Coordenador / Karina Santos Guedes de Sá - Integrante / Matheus Jancy Bezerra Dantas - Integrante / Thaísa Lucas figueira Dantas - Integrante.
PERFIL ANTROPOMÉTRICO. FISIOLÓGICO E DE DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA
Descrição: O desenvolvimento do esporte paraolímpico no Brasil e no mundo apresenta novos campos de investigação nas diversas áreas que compõe o esporte de rendimento. Nesse sentido, o processo de avaliação é fundamental para que esses atletas atinjam o ápice da carreira esportiva com um ótimo desempenho das capacidades físicas, psicológicas e sociais. O estudo tem por objetivo monitorar adaptações antropométricas, fisiológicas e de desempenho motor e estabelecer parâmetros destas variáveis em atletas com deficiência. O estudo se apresenta como descritivo com delineamento longitudinal. . Serão realizadas avaliações antropométrica, fisiológica e de desempenho motor utilizando testes específicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: José Irineu Gorla - Coordenador / ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA - Integrante / Ivaldo Brandão Vieira - Integrante / Claudio diehl Nogueira - Integrante / Karina Santos Guedes de Sá - Integrante / José Fernandes Filho - Integrante / Jessica Reis Buratti - Integrante / ALESSANDRO FREITAS - Integrante / Ygor Carrozzini Macedo de Mattos - Integrante.
PSICOMOTRICIDADE E SUAS RELAÇÕES COM OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Descrição: O processo de desenvolvimento motor nas crianças, é determinado pela aquisição de habilidades motoras que influenciam em seu desenvolvimento ao longo da vida. Nesse sentindo, a atividade motora é fundamental no processo de desenvolvimento global da criança, proporcionando consciência de si e do mundo exterior. O objetivo do estudo é caracterizar o perfil psicomotor de crianças e adolescentes em diferentes fases do desenvolvimento. Para avaliação dos sujeitos serão utilizados distintos métodos: antropometria; baterias motoras como Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordination Test für Kinder ? KTK), Teste de Desenvolvimento Motor Grosso TGMD, Escala de Desenvolvimento Motor- EDM; Neurometria; Acelerômetro; Teste MOBAK..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: José Irineu Gorla - Coordenador / Karina Santos Guedes de Sá - Integrante / Jessica Reis Buratti - Integrante / Nayara Christine Souza - Integrante / Viviane Cecatto Coelho - Integrante / Flávio Correa - Integrante.
Avaliação e Intervenção na Atividade Física, no Exercício e no Esporte Adaptado de pessoas com Paralisia Cerebral
Descrição: Com a contribuição dos jogos paralímpicos e outros eventos que proporcionam a prática esportiva adaptada, é notória o aumento da participação de pessoas com diferentes deficiências. Concomitante a isto, também há aumento no número de pesquisas que correlacionam as variáveis estudas a fim de contribuir e melhorar o desempenho esportivo dos atletas. Entretanto, ainda há muito a ser investigado nestas populações, uma vez que a heterogeneidade da população é presente nas competições, mesmo quando os mesmos então em mesma classes funcionais. No que se diz respeito à população com paralisia cerebral, os avanços evidentes são caracterizados para população em contexto clínico e predominantemente em crianças, devido a alta demanda terapêutica. Portanto, o presente estudo tem como objetivo caracterizar, diagnosticar, avaliar, intervir e estabelecer relações entre os diferentes níveis de atividade física bem como os efeitos de diferentes programas de exercícios e modalidades esportivas relacionados a composição corporal, modulação autonômica, genótipos, fatores hemodinâmicos e do perfil metabólico de pessoas com paralisia cerebral, sedentárias, ativas e praticantes de paradesporto. Espera-se como resultado principal apresentar parâmetros de saúde e de caracterização desta população, ativas ou sedentários em relação aos diferentes níveis de deficiência e compará-los a atletas de diferentes modalidades...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: José Irineu Gorla - Coordenador / Ivaldo Brandão Vieira - Integrante / Claudio diehl Nogueira - Integrante / ALESSANDRO FREITAS - Integrante.
Projetos de Extensão
- Handebol em Cadeira de Rodas
Contato
- Prof. Dr. José Irineu Gorla - Coordenador | 19 3521–6808