Integrantes do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp (GEEU) produzem vídeo indicado ao prêmio de Melhor Filme na quinta edição da Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo. Veja o destaque na página da Revista Go Outside.
O vídeo indicado é o 3 episódio da websérie “Escalatrizes”, gravado em Ubatuba. Nesse episódio temos a participação de Amanda Pe (Engenharia Mêcanica) escalando dois boulder incríveis e Luiza Rodrigues (FEF) mostrando a sua graça circense no tecido instalado no topo do bloco mais imponente do setor de escalada.
O projeto encabeçado pela Little Up Productions – "Escalatrizes" – tem como foco mostrar um pouco da escalada feminina e fomentar o desenvolvimento da presença das mulheres no esporte. O nome "Escalatrizes" foi dado em função de uma brincadeira feita com a linguagem, com a simples justificativa de que se existem atrizes, imperatrizes e embaixatrizes, por quais motivos não teríamos escalatrizes?
Além disso, é uma forma de subverter o convencionalismo… Afinal, por quais motivos o substantivo masculino tem que estabelecer a regra de formação do substantivo feminino? Então, ao invés de escaladoras, que seria o convencional e determinado pelas ideologias mais presentes, houve a subversão à regra e escolheu-se "Escalatrizes", como forma de firmar a identidade feminina dentro do esporte escalada. Revolução! Sim, é uma questão ideológica.
No 3º Episódio, o último da 1ª temporada, Amanda Pe e Luiza Rodrigues mostram as belezas de Ubatuba (SP). Amanda escala dois boulders de grau V4 e Luiza faz um número de tecido acrobático no bloco mais icônico do Pontão da Praia da Fortaleza. (Texto por João Ricardo da Costa Gonçalves – IEL)
Não deixem de entrar no site da Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo e votar no vídeo "Escalatrizes".