Paula Fernandes e Cláudia Cavaglieri, docentes da FEF/UNICAMP, ministram palestras no primeiro e segundo dias do Curso de Capacitação Técnica da ANDE e IV Seminário Internacional, realizado em Maceió/AL nos dias 27 a 31 de janeiro de 2016. José Irineu Gorla - docente da FEF/UNICAMP também participou na organização do evento.
"O primeiro dia do Curso de Capacitação Técnica, na parte da tarde, foi dedicada à Psicologia do Esporte. Sob a precisa condução da Profa. Dra. Paula Teixeira Fernandes, da Unicamp, o curso foi direto a alguns dos pontos mais discutidos entre as comissões técnicas de clubes e seleções: motivação, relação treinador/atleta, habilidades psicológicas, entre outros. Ela abordou situações nevrálgicas sobre a preparação dos atletas e o grande volume de perguntas e debates entre os participantes não deixa dúvidas sobre a importância do tema para o esporte paralímpico." Fonte
"A Imunologia do Exercício foi o tema que abriu o segundo dia de palestras do Curso de Capacitação da ANDE. Apresentado pela Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri, da Unicamp, o assunto foi basicamente centrado nas adaptações fisiológicas e psicológicas requeridas para o treinamento de atletas de acordo com as características de cada indivíduo. Cavaglieri apresentou os benefícios observados na performance quando a preparação e a monitoração de atletas é feita de maneira personalizada, tanto em aspectos físicos quanto imunológicos, fisiológicos e psicológicos." Fonte
Sobre o Evento e a ANDE
Com número recorde de resumos científicos, o grande objeto do evento eram os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Durante a apresentação, o presidente da ANDE, Frederico Frazão, citou o papel decisivo do evento para a evolução do esporte paralímpico brasileiro: “Os resultados técnicos e científicos observados são a grande prova de que o evento já atingiu a condição de indispensável no fomento ao desporto para pessoas com deficiência.”
A ANDE foi fundada em 1975 pelo professor Aldo Miccolis com o objetivo agregar todos os desportos praticados por todas as deficiências. Mais tarde, com a especificação das diversas áreas de deficiência, coube a ANDE fomentar e desenvolver o desporto para pessoas com paralisia cerebral (PC).
Links: