Renato Barroso - docente na área de natação e estudioso em treinamento esportivo na FEF-UNICAMP, é o árbitro internacional responsável pelo “Tiro de Partida” de todas as provas eliminatórias, classificatórias e finais da modalidade Natação nas provas femininas que ocorrem nas Olimpíadas RIO 2016.
Para a ação do “Tiro de Partida”, onde o árbitro anuncia os dizeres “take your marks” antes de dar o “Tiro de Partida”, existe uma técnica especializada na qual, além de conhecimento específico da natação, é necessário que este árbitro possua grande sensibilidade e prática para que os atletas não sejam prejudicados neste momento da saída, o qual pode até definir a colocação de um atleta na respectiva prova, ou mesmo na conquista de um recorde.
Como é esperado pela organização da competição, o papel do árbitro deve ser o mais oculto possível, no sentido de que seja “levada” ao público, o máximo de atenção aos Atletas. A estatura de 1,98m de Renato, entretanto, faz com que seja fácil notá-lo na mídia televisiva e ao lado da piscina em todas as saídas das provas de natação feminina. Trata-se de mais uma conquista de um docente da FEF diante das experiências e conhecimentos adquiridos com muito trabalho, fortalecendo a imagem da FEF/UNICAMP no cenário esportivo internacional assim como presença marcante nos fóruns acadêmicos.