Edital PIBID 2021

** Edital completo em PDF **

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
(Portaria Capes nº 259 de 17 de dezembro de 2019; Edital Capes nº 2/2020)
Subprojeto Educação Física

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação à Docência (bolsistas ID) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Unicamp (Pibid-Unicamp).

Subprojeto: Educação Física

Coordenador de Área: Prof. Dr. Mário Luiz Ferrari Nunes

  1. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhesoportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentesde caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo deensino-aprendizagem.
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando aqualidadedasaçõesacadêmicas noscursos delicenciatura.
  1. DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA
  • O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que objetiva proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.
  1. DOS DEVERES DO BOLSISTA
  • Dedicar pelo menos 32 (trinta e duas horas) mensais para as atividades do Pibid.
  • Comunicar qualquer irregularidade no andamento da iniciação à docência ao seu coordenador de área ou à coordenação institucional do Projeto na IES.

Parágrafo único. É vedado ao bolsista assumir a rotina de atribuições dos docentes da escola ou atividades de suporte administrativo ou operacional.

  1. DO BENEFÍCIO DE BOLSAS
  • Os discentes não poderão receber bolsa por período superior a 18 meses no mesmo programa emodalidade,mesmo queingressememsubprojeto diferente.
  • Considere-se, para contagem de tempo de bolsa, a participação como bolsista no mesmo programa emodalidade em qualquer subprojeto ou edição, ainda que anterior à publicação da Portaria Capes nº259/2019 eEditalCapesnº2/2020.
  1. DOS REQUISITOS PARA O ACADÊMICO
  • Após aprovado conforme item 5.2 e cronograma da Capes, o estudante deverá firmar Termo de Compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA). A cópia desse termo deverá ser encaminhada por email para a secretaria do Pibid-Unicamp (pibid [at] unicamp.br).
  • O estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício, poderá ser bolsista do Pibid-Unicamp,desde que não possua relação de trabalho com a IES participante ou com a escola onde desenvolverá asatividades do subprojeto.
  1. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Capes de Educação Básica,disponível no link http://eb.capes.gov.br,que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.
  2. A qualquer tempo a Capes poderá solicitar documentos comprobatórios das informações incluídas no currículo da Plataforma Capes de Educação Básica.
  3. Os participantes não poderão atuar simultaneamente nos programas Pibid e Residência Pedagógica,mesmo sem o recebimento de bolsa.
  1. DAS INSCRIÇÕES
  • O candidato deverá realizar inscrição, especificamente para esse edital, por meio de envio de mensagem de email, anexando no mesmo o histórico escolar em formato PDF. A inscrição deverá ser realizada no período de 23 a 26 de Março de 2021.
  • email para inscrição: endereço no PDF acima ou por este formulário de contato.
  1. DA SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
  • O processo seletivo será feito pelos coordenadores de área dos subprojetos e constará dos seguintes critérios:
  • Atendimento às condições do item 6 (dos critérios para inscrição): estar de acordo com as exigênciasdo edital (ter cursado menos que 60% do curso de licenciatura); ter tempo disponível para dedicar-se aoprojeto (estudo e atuação); ter disponibilidade para participar das reuniões, que estão previstas paraocorreremàs terças-feiras, das 14h30 às 16h30 (o dia e o horário poderão sofrer alterações).
  • Entrevista, a ser realizada especificamente para esse edital de forma remota via google meet, entreos dias 30 e 31 de Março de 2020, mediante a publicação da homologação das inscrições na página daFaculdade de Educação Física da Unicamp, com agendamento da entrevista elaborado pelos docentes orientadores de cada subprojeto, tendo como tema os aspectos relevantes para o exercício das atividades do PIBID-Unicamp.

Parágrafo único. A divulgação das inscrições homologadas dar-se-á por meio da página da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, no dia 29/03/2020  e envio de email ao candidato.

  1. DO CRONOGRAMA

 FASES

 DATAS

 Inscrição dos candidatos

 De 23 a 26 de Março de 2021

 Divulgação de inscrições homologadas

 29 de Março de 2021

 Entrevistas

 30 de Março de 2021

 Resultado final*

 31 de Março de 2021

 Início das atividades

 Previsto para 01 de Abril de 2021

* O resultado dos candidatos aprovados será divulgado na página da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e pelo coordenador de área do subprojeto Educação Física do PIBID- Unicamp, via e-mail aos candidatos.

Inscrições Homologadas (atualizado)

  • Henrique Santos Broicetti
  • Thiago Oliveira dos Santos
  • Maria Clara Mariuzzo
  • Gabriela Saggiorno Nascimento

Os aprovados receberão e-mail informando o dia e horário da entrevista.

Resultado final

  • Maria Clara Mariuzzo (bolsista)
  • Gabriela Soggiorno Nascimento (voluntário)
  • Henrique Santos Broicetti (voluntário)

Os aprovados deverão efetuar cadastro na Plataforma Capes de Educação Básica: http://eb.capes.gov.br
Início das atividades em 06/04/2021.

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Todos os graduandos selecionados terão obrigatoriamente de fazer cadastro do seu currículo naPlataforma CAPES de Educação Básica; com a atividade acadêmica documentada (cópia simples dasatividades a serem pontuadas). A Plataforma CAPES de Educação Básica está disponível no endereçoeletrônico http://eb.CAPES.gov.br, e ao aceitar o termo de adesão o sistema disponibiliza uma cópia docurrículoemarquivoformatoPDF.

Não serão aceitas inscrições que estiverem fora do prazo previsto ou, em caso de inscrição em formulário impresso, que estiverem sem as assinaturas dos envolvidos. Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Equipe de Coordenação Institucional do Pibid-Unicamp.