A temática referente à dimensão nutricional tem se configurado como um problema que se constitui num dos maiores desafios de saúde pública no Brasil, na medida em que o índice de ganho ponderal vem aumentando e contribui para a prevalência de doenças crônicas.
O estabelecimento de modificações no estilo de vida como a alimentação adequada aliada à prática regular de exercícios físicos são medidas capazes de prevenir as afecções crônicas e controlar os índices de morbi-mortalidade e, neste sentido, repercute nos indicadores de qualidade de vida.
Medidas destinadas à promoção da saúde, por intermédio de intervenções públicas aliadas às ações educativas, apresentam-se como estratégia direcionada à promoção da saúde à medida que possibilitam o melhor enfrentamento das afecções crônicas associadas aos aspectos nutricionais.
Referência Bibliográfica
Santos, C. R. B. et al. Dietary factors in preventing and treating comorbidities associated with the metabolic syndrome. Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 3, 2006. Disponível aqui. Acesso em: 22 Mar 2007. Pré-publicação. doi: 10.1590/S1415-52732006000300010
GLÁUCIA REGINA FALSARELLA
Graduada em Educação Física na Unicamp