O excesso de gordura é um dos maiores problemas de saúde em muitos países, principalmente os industrializados. A obesidade é um problema de abrangência mundial, pelo fato de atingir um elevado número de pessoas e predispõe o organismo a vários tipos de doenças e a morte prematura.
Os indicadores de qualidade de vida colocam as pessoas obesas em desvantagens. Apesar de uma parte da população brasileira sofrer de desnutrição, nos centros urbanos vê-se um surto de obesos, devido à inatividade física, ingestão imprópria de alimentos e ainda a tendência de aumentar progressivamente o peso corporal a partir dos 20 anos.
O exercício físico atua decisivamente na qualidade de vida do homem, sendo um dos elementos fundamentais de prevenção e controle da obesidade e do aumento corporal.
Entre o período de 2004 a 2010 a Faculdade de Educação Física ofereceu a comunidade um programa de atividade física que englobou alongamentos, relaxamentos musculares, caminhadas e exercícios de resistência muscular localizada. Teve-se como público-alvo: mulheres de meia idade, trabalhadoras da UNICAMP, objetivando combater o sedentarismo e a obesidade.
Referência Bibliográfica
Teixeira C, Salve MGC. Efeitos de um programa de atividade física para mulheres funcionárias da UNICAMP sobre as variáveis antropométricas e na composição corporal. R. da Educação Física/UEM Maringá, v. 20, n. 2, p. 259-265, 2. trim. 2009.
Profa Dra. Mariângela Gagliardi Caro Salve