Contribuição do conceito de cultura para pensar as políticas de lazer

O texto abaixo indicado trabalha elementos teóricos das políticas públicas e ações concretas, buscando a relação do campo da pesquisa com a intervenção em políticas de lazer e qualidade de vida.

A qualidade de vida é um objeto de pesquisa de forte vocação multidisciplinar. Neste sentido é fundamental ter presente na análise a importância da sua dimensão política, compreendida enquanto a expectativa de melhoria e transformação das condições concreta de existência das pessoas.

Esta temática aplica-se tanto para grupos específicos da área acadêmica, pesquisadores que discutem políticas públicas, quanto para gestores que queiram implementar ações públicas que favoreçam a redução de desigualdades sociais e relações sociais justas através da qualidade de vida.

 

Referências bibliográficas

ALMEIDA, M.A.B;; GUTIERREZ, G.L.. Políticas Públicas de lazer e qualidade de vida: a contribuição do conceito de cultura para pensar as políticas de lazer. (67-84). In: VILARTA, R. (Org). Qualidade de vida e Políticas Públicas: saúde, lazer e atividade física. Campinas, SP: IPES Editorial, 2004.

ALMEIDA, M.A.B;; GUTIERREZ, G.L.. Subsídios teóricos do conceito cultura para entender o lazer e suas políticas públicas. Conexões v. 2, n.1, 2004. Pag 48-62.

GONÇALVES, A.; VILARTA, R. (Orgs.). Qualidade de vida e atividade
física: explorando teoria e prática. Barueri: Manole, 2004. Resenha de ALMEIDA, M.A.B; Conexões, v.2, n.2, 2004. pag 105-108. 2004.

Florence,R.B.P.; Araújo, P.F.. A educação física no processo inclusivo:
um estudo de caso no município de São João da Boa Vista-SP. Conexões, v.2, n.2, p. 75-86, 2004.

 

Marco Antonio Bettine de Almeida. 
Prof. Dr. da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto. 
USP