Curso de Especialização “Atividade Física e Qualidade de Vida ”

Visão Geral

O curso propõe o desenvolvimento de estudos sobre aspectos específicos da atividade física (modalidade extensão) em associação aos significados atribuídos à temática da qualidade de vida, entendida em sua condição subjetiva, multidimensional e repleta de fundamentações interdisciplinares. a visão popular sobre os benefícios advindos da atividade física e o exercício sobre as condições gerais de saúde e a capacidade de vida plena vem sendo construída pelos meios de comunicação de forma mais intensiva desde a década dos anos setenta. o conhecimento científico vem avançando e definindo reais situações onde se pode, de forma objetiva, constatar a contribuição do exercício sobre diversos contextos relacionados à saúde e à doença, podendo ser incluídos os inegáveis benefícios relativos à reabilitação física, controle da obesidade, agravos neuro-motores, integração do deficiênte e do idoso, o lazer e a educação. o curso pretende atingir e integrar profissionais das áreas pedagógica e da saúde, ávidos por desenvolver conhecimento específico sobre esta temática, visto que os cursos superiores não têm a tradição de promover disciplinas ou programas voltados para uma capacitação multidimensional sobre os parâmetros da qualidade de vida influenciados pelo envolvimento das pessoas com o exercício físico.

 

Objetivos do Curso

Veicular e analisar informações especializadas e atualizadas em qualidade de vida e atividade física. Motivar e desenvolver capacitação para estudos, pesquisas e intervenções em qualidade de vida e atividade física. Formar especialistas com diferentes formações profissionais básicas em qualidade de vida e atividade física.

 

Público Alvo

Profissionais formados em áreas pedagógicas e da saúde, como também profissionais interessados em desenvolver atuação interdisciplinar na indústria e setores de prestação de serviços.

 

Ementas das Disciplinas

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE COLETIVA

Ementa: Qualidade de vida e Sáude Coletiva. Saúde enquanto dever do Estado e direito de cidadania. A experiência multicêntrica das cidades saudáveis. A relação saúde-doença . cuidado no âmbito do coletivo. esporte, exercício e atividade física, segundo a organização mundial de sáude. Conceitos básicos, características e identidades. evolução das principais concepções e práticas.

 

QUALIDADE DE VIDA: APLICAÇÕES EM POPULAÇÕES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Ementa: Qualidade de vida nos diferentes segmentos da quotidianidade: crianças, adolescentes, universitários, adultos e idosos. Qualidade de vida entre “iniciados”: os praticantes de Atividade Física, os professores de Educação Física e os atletas. Qualidade de vida e o sobreviver: assalariados, conscritos e hansenianos. Qualidade de vida e metodologia ergonômica : suas aplicações.. Avaliação dos aspectos físicos e mentais das exigências e da carga de trabalho. Análise da tarefa e atividade de trabalho. Antropometria estática e dinâmica.. Biomecânica Ocupacional.. Qualidade de vida e os parâmetros ergonômicos para a concepção e avaliação de postos de trabalho. Estudos de caso: L.E.R., Lombalgias ocupacionais, queixas de saúde.

 

QUALIDADE DE VIDA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E ADAPTAÇÃO

Ementa: Estratégias para a aprendizagem esportiva. Atividades motoras gerais e possibilidades de participação em Educação Física. Construção e organização do espaço de aula. Mecanismos de informação para a aprendizagem dos movimentos básicos e para o desenvolvimento esportivo. Atividades dinâmicas X relaxamento no contexto dos benefícios e qualidade de vida. Aspectos educacionais sobre atividade física e o meio ambiente: o meio previsível e o imprevisível. Atividades de cooperação e de desafio e possíveis relações com a melhoria da qualidade de vida.

 

QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS NUTRICIONAIS

Ementa: Metabolismo de Carboidratos, Lipídeos e Proteínas no Exercício. Nutrição ideal para a boa saúde e para a prática de exercícios. Análise da composição corporal. Métodos comuns para a avaliação da composição corporal. Controle de peso. Associação de exercício e controle de ingestão alimentar. Obesidade. Prevalência e etiologia da obesidade. Fatores de risco. Fisiopatologia da obesidade. Prescrição de exercícios e elaboração de programas de condicionamento para o controle de peso.

 

SEMINÁRIOS EM QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA

Ementa: Abordagem didático-pedagógica sobre temáticas em parâmetros da qualidade de vida e aspectos aplicados sobre a atividade física. Orientações sobre fundamentos de didática, definição dos objetivos de uma apresentação, recursos e formas de abordagem segundo temáticas específicas. Linguagem científica e formas de interlocução. o aluno e suas expectativas. Bases do processo ensino-aprendizagem. A estrutura do seminário. o trabalho científico. Fundamentos de metodologia da pesquisa científica. Formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem. A avaliação docente e do aluno.

 

TÉCNICAS DE PESQUISA EM QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA

Ementa: Analisar e distinguir os diferentes métodos de pesquisa comumente utilizados em estudos científicos sobre qualidade de vida e atividade física. Reconhecer os componentes fundamentais da estrutura de um texto científico. Habilitar os alunos a explorar os diferentes tipos de fontes de informação e dados que favoreçam a construção de conhecimento na área de interesse. O método científico. Estrutura das teorias. Construção de hipóteses. Análise de dados. Interpretação de resultados.


Oferecimento: Sem previsão