Estudo comparativo entre os alunos de graduação da UNICAMP sobre a prática da atividade física

A prática regular e sistematizada é fundamental para a saúde do ser humano.  Diante dessa perspectiva, interessou-nos conhecer e comparar o nível de  importância e os interesses dados à prática da atividade física pelos alunos da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. 

Foram selecionados 1350 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 22 anos, alunos da UNICAMP, matriculados em período integral, de nove cursos de graduação, sendo estes: Enfermagem, Educação Física, Biologia, Pedagogia, Dança, Música, História, Matemática e Computação. 

Pode-se observar que somente os alunos do curso de Educação Física, mais da metade (89%), praticam atividade física de forma satisfatória com o mínimo de três vezes por semana e duração de trinta minutos. Observa-se que a prática da atividade física deve aos seguintes aspectos considerados: o combate e controle aos fatores estressantes, seguido da manutenção do condicionamento físico, estética, socialização, saúde, qualidade de vida e por últimos estão o lazer e o ganho ou a manutenção da hipertrofia muscular. O futebol, a musculação, o condicionamento físico, a corrida e a ginástica localizada foram as atividades mais procuradas.

Assim, sugere-se aos coordenadores dos cursos de Graduação que reservem espaços e tempo aos alunos  para a prática da atividade física.

 

Referência Bibliográfica

Salve MGC. A prática da atividade física: estudo comparativo entre alunos de graduação de universidade de Campinas. O Mundo da Saúde, v 31, n 4, p 478484, 2007.

Profa Dra. Mariângela Gagliardi Caro Salve