Metodologia para avaliação da composição corporal através da análise da bioimpedância elétrica em crianças de 7 a 10 anos de idade

Estela Marina Alves Boccaletto
Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde da UNICAMP

Equipamento utilizado: Sistema Analisador Biodynamics Body Composition Analyzer 310e produzido pela Biodynamics Corporation Seattle, Washington USA.

Características do método: Este Sistema Analisador mede a resistência que as estruturas e fluídos corporais oferecem a uma corrente elétrica alternada de baixa intensidade (cerca de 800 microamperes a uma freqüência de 50KHz). Fornece os resultados através da determinação da impedância ao fluxo da corrente entre a fonte e os eletrodos detectores de voltagem e da conversão desta em densidade corporal, através da adição de dados referentes à massa corporal, estatura, sexo e idade. Os resultados apresentados estão baseados em equações de regressão que correlacionam o método da bioimpedância elétrica com o método de pesagem hidrostática em tanque de flutuação. Caso seja utilizada em indivíduos mais jovens que 7 anos poderá haver uma superestimação da massa gorda.

Algumas vantagens: método prático, inofensivo, rápido e não invasivo, apresentando pouco erro inter e intra-observador, boa precisão e repetibilidade.

Algumas desvantagens: não apresenta informações referentes ao padrão de distribuição de gordura, não possui sensibilidade adequada para detectar as mudanças na composição corporal em curtos espaços de tempo, a precisão é influenciada pelas características de constituição corporal e nível de hidratação do organismo, pela idade, sexo, grau de obesidade, etnia, distribuição da gordura corporal, postura corporal, atividade física, ingestão de alimentos ou bebidas e pelo período do ciclo menstrual.

Descrição do método: as crianças a serem avaliadas devem se posicionar em decúbito dorsal, em posição confortável e relaxada, com os membros superiores ao longo do corpo e os inferiores em extensão e abduzidos de forma a manter uma distância aproximada de 15 a 20 cm entre os mesmos. O membro superior direito deve ser posicionado a aproximadamente 15 cm do tronco, com o antebraço em pronação, punho em posição neutra, apoiado na maca e dedos em extensão. Na região dorsal da mão, o eletrodo distal injetor de corrente deve ser posicionado na base da terceira falange proximal e o eletrodo proximal detector de voltagem no eixo da articulação rádio-cárpica, entre o processo estilóide da ulna e do rádio. Com o membro inferior direito relaxado, o eletrodo distal injetor de corrente deve ser posicionado na região dorsal do pé, na base da terceira falange proximal e o eletrodo proximal detector de voltagem na linha da articulação do tornozelo, face anterior, entre os maléolos interno e externo.

 

Referências Bibliográficas:

BOCCALETTO, E.M.A. Estado nutricional e composição corporal de crianças do ensino fundamental de Vinhedo SP, 2005. 180f. Dissertação (Mestrado em Atividade Física, Adaptação e Saúde) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível aqui.

FREEDMAN, D.S.; PERRY, G. Body composition and health status among children and adolescents. Preventive Medicine, v. 31, p.34-53, 2000.

SUNG, R.Y.T. et al. Measurement of body fat using leg to leg bioimpedance.Arch. Dis. Child., v. 85, p. 263-267, 2001.