Programa Comunidade Saudável

Este programa é desenvolvido em comunidades vulneráveis sendo estruturado por projetos de pesquisa-ação baseados no papel social dos Agentes Comunitários e dos Professores da Rede Pública. Participam professores e alunos da UNICAMP, pesquisadores do IPES, profissionais de escolas e centros de saúde e os moradores envolvidos pelos princípios da formação de uma Comunidade Saudável.

O Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade ( IPES ) é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, apartidária, com o objetivo de apoiar projetos interdisciplinares, integrados e temáticos, que atendam aos princípios do Programa Comunidade Saudável da Organização Mundial da Saúde, visando: 

  • A promoção da saúde, considerada nos seus aspectos bio-psiquícos-sociais, com ênfase na prevenção, através da implantação de programas de medicina familiar. 
  • A promoção da melhoria na educação, considerada como fator importante para o desenvolvimento da auto-estima, da qualidade profissional e da evolução social, através de atividades culturais e educacionais formais e informais; 
  • A promoção do exercício da cidadania, através de ações que fomentem o senso de responsabilidade, solidariedade e engajamento cívico nos programas de interesse público, sobretudo aos que dizem respeito á saúde e educação.

O IPES foi fundado em 31 de outubro de 1997, por  um grupo de docentes e pesquisadores de diferentes instituições paulistas (UNICAMP, USP, UNESP, Instituto Butantan, ITAL), considerando a importância da Ciência para o desenvolvimento humano.

Para atingir os objetivo do Programa Comunidade Saudável, o IPES vem firmando convênios e estabelecendo parcerias para desenvolver projetos de pesquisa-ação baseados no papel social dos agentes comunitários e professores da rede pública, os quais, pelo fato de terem uma comunicação contínua e direta com as famílias, as crianças e os adolescentes, tem a possibilidade de estimulá-los a se empoderar, dos resultados obtidos e da metodologia utilizada e colaborar na implantação de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida.

O primeiro convênio, estabelecido entre IPES e UNICAMP, em maio de 2000, permite utilizar o potencial dos serviços de Extensão para desenvolver cursos e atividades de pesquisa-ação no âmbito do Programa Comunidade Saudável, inclusive com um projeto apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa de Políticas Públicas. Este projeto, que está sendo desenvolvido na região dos Amarais, zona norte de Campinas, se baseia na formação de Núcleos de Trabalho e Pesquisa NTP, constituídos por docentes pesquisadores e alunos da Universidade, profissionais dos equipamentos Sociais da Região e moradores, capacitados para atuar como Agentes Comunitários, para identificar problemas, propor soluções e tentar implementá-las. 

O segundo convênio foi estabelecido entre UNICAMP, IPES, Prefeitura de Campinas e o Serviço de Saúde Candido Ferreira, visando a colaborar na capacitação dos agentes comunitários de Saúde do Programa Paideia de Saúde da Família e das equipes de referencia responsáveis pela orientação desses agentes Contando com a parceria do Centro de Educação dos Trabalhadores em Saúde - CETS - estão sendo ministrados um curso de Extensão para 600 Agentes Comunitários e um Curso de Especialização para as equipes de referência encarregadas da orientação do trabalho desses Agentes. 

O terceiro convênio, em tramitação, envolve a Organização Pan-Americana da Saúde - Organização Mundial da Saúde (OPAS-OMS), UNICAMP, IPES, Serviço de Saúde Candido Ferreira, Prefeitura de Campinas e Prefeitura de Pedreira para desenvolver projetos no âmbito do Programa Comunidade Saudável.

Esses convênios permitem estabelecer parcerias com diferentes unidades da Administração Pública, da Universidade e da Sociedade Civil, com o fim precípuo de desenvolver projetos de pesquisa-ação para estimular melhorias na qualidade de vida da comunidade. No momento desenvolvemos atividades em parceria com as seguintes unidades: 

1. Administração Pública:

1.1. Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campinas
1.1.1. CETS
1.1.2. Centro de Saúde Sta. Mônica
1.1.3. Centro de Saúde, Jd. S. Marcos
1.1.4. Diretoria de Saúde da Região Norte
1.2. Secretaria Municipal de Assistência Social de Campinas
1.2.1. Espaço Esperança
1.2.2. Núcleo Antonio Costa Santos
1.3. Secretaria Municipal de Saúde Pública de Pedreira
1.3.1. Serviço de Saúde da Família

2. Universidade

2.1. UNICAMP
2.1.1. PREAC - Pró-Reitoria de Extensão
2.1.2. EXTECAMP - Colégio de Extensão
2.1.3. FCM - Faculdade de Ciências Médicas
2.1.4. FEF - Faculdade de Educação Física
2.1.5. IA - Instituto de Artes
2.1.6. IB - Instituto de Biologia
2.1.7. IE - Instituto de Economia
2.1.8. CEMIB
2.1.9. NIED 
2.1.10. NIDIC

3. Organizações da Sociedade civil

Além do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, cuja parceria acha-se formalizada em convênio acima citado, várias entidades da sociedade civil desenvolvem parcerias informais.
Para maiores informações acesse o site do IPES.