A qualidade de vida de grupos e indivíduos é influenciada por diversos fatores dentre os quais, merecem destaques os hábitos alimentares e o nível de atividade física.
Esses componentes da qualidade de vida estão diretamente associados e são indicativos importantes para a avaliação da saúde e da qualidade de vida de uma população.
A metodologia baseou-se na análise da qualidade de vida, consumo alimentar e prática de atividade física, tendo como base amostra (n = 303) de integrantes da comunidade do Campus "Luiz de Queiroz".Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos: WHOQOL-100 para avaliação da qualidade de vida, International Physical Activity Questionnaire - IPAQ versão curta para análise do nível de atividade física, ambos recursos desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde - OMS e Questionário de Freqüência Alimentar - QFA contendo rol de alimentos reconhecidos pelas suas propriedades funcionais. Esse instrumento foi elaborado e validado especificamente para a presente pesquisa. Para a classificação do estado nutricional foram utilizadas as informações de peso e altura (auto-referidas) com vistas ao cálculo do Índice de Massa Corporal - IMC.
Compreender essa relação é importante para avaliação e definição de tratamentos, especialmente para a elaboração de estratégias de prevenção. Portanto, acredita-se que os resultados desse trabalho podem contribuir na elaboração de intervenções que visem a promoção da qualidade de vida nos grupos estudados.
Para acessar a dissertação na íntegra, clique aqui.
Erika da Silva Maciel
Mestre em Ciências - USP
Clique aqui para ver o endereço de e-mail