O conhecimento é uma construção coletiva, e o conhecimento científico não foge a essa regra, embora haja campos onde o intercambio de informações e a possibilidade de intervenção na sua evolução é mais restrita do que em outros. Nos casos em que ocorre uma forte especialização, ou quando os recursos tecnológicos envolvidos são muito caros e complexos, é inevitável uma certa elitização do processo.
A área de Qualidade de Vida, pelo menos até este momento, não se insere nesta categoria. É uma área de pesquisa recente, multidisciplinar, que articula uma dimensão teórica com propostas aplicativas mais imediatas. Estas características reunidas apontam para uma área de pesquisa cujo desenvolvimento, no futuro imediato, vai depender em grande parte da capacidade de articular subsídios teóricos e experiências concretas, originais de diferentes espaços de reflexão. Da mesma forma, só através de um contato direto com as necessidades das pessoas, em suas diferentes esferas de atuação, como profissional, esportiva, de sociabilidade espontânea, lúdica, etc. vai permitir adequar corretamente as prioridades de pesquisa e intervenção, no sentido de fazer com que a área de pesquisa acadêmica possa vir a cumprir um papel relevante e útil na sociedade, devolvendo o esforços que os contribuintes fazem com produtos que atinjam o maior número de pessoas possíveis, nos aspectos que de fato são mais significativos para a melhoria da sua Qualidade de Vida.
A partir desta percepção da realidade social e da produção do conhecimento, o grupo de estudos em Qualidade de Vida da... procura articular suas ações para envolver o maior número de pessoas, facilitando o intercâmbio de informações e experiências, disponibilizando de forma livre e irrestrita o maior número de informações e pesquisas, com ênfase aos meios eletrônicos e o ensino semi-presencial.
Referência bibliográfica
GUTIERREZ, G. L. Alianças e grupos de referência na produção de conhecimento. Campinas, Autores Associados, 2005.
GUTIERREZ, G. L . Em busca da organização democrática: a trajetória de Ramon Moreira Garcia, Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, 44(2):109-113 abr/jun 2004.
FREITAS, M. E. Viva a tese: um guia de sobrevivência, Ed. FGV, Rio de Janeiro, 2001.
Gustavo Luis Gutierrez
Professor Titular em Interrelações do Lazer na Sociedade - Faculdade de Educação Física - UNICAMP