O tabagismo é uma doença crônica que surge devido à dependência da nicotina, estando inserida desde 1997, na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial de Saúde (OMS), classificada no grupo de transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas, sendo um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo.
A necessidade de se investir esforços para apoiar os fumantes a deixar de fumar é cada vez mais evidente. É crescente o número de fumantes que procuram apoio, estimulados por um contexto social cada vez mais desfavorável ao consumo do tabaco e o aumento de doenças co-relacionadas.
Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago). Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.
A preocupação com o ganho de peso pode inibir tentativas de parar de fumar, principalmente entre as mulheres. Alguns estudos têm demonstrado que uma das razões pelas quais meninas começam a fumar é à crença de que fumar emagrece.
A prática regular da atividade física pode auxiliar o fumante e o ex-fumante a obterem uma melhor aptidão física, diminuir o risco de doenças cardíacas que estão intimamente relacionadas com o tabaco, auxiliar no controle do peso e da ansiedade no período de cessação do tabagismo, aumentar a auto-estima e favorecer a aquisição de uma melhor qualidade de vida.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer –INCA. Programa de controle do tabagismo e outros fatores de risco de câncer: modelo lógico e avaliação. 2ª edição, Rio de Janeiro: INCA, 2003. www.inca.org.br (Instituto Nacional do Câncer)
MORAES, M.A. Avaliação da Implantação do Programa de Controle do Tabagismo no Hospital Santa Cruz –São Paulo. (Tese de Doutorado em Serviços de Saúde Pública) – Faculdade de Serviços de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2006. www.usp.br
Jane Domingues de Faria Oliveira
Mestre em Atividade Física e Qualidade de Vida – Faculdade de Educação Física – Unicamp
Especialista em Atividade Motora Adaptada – Faculdade de Educação Física - Unicamp
janeoliveira [at] fef.unicamp.br