Ocorreu nesta terça-feira (02/04), a primeira reunião para organização do V Congresso de Iniciação Científica. Participaram da reunião Unidades das 3 Universidades Estaduais de São Paulo que possuem cursos de graduação nas áreas de Educação Física e Esporte, sendo a USP, UNICAMP e a UNESP.
Visando agilizar o processo como um todo, evitando o deslocamento e transtorno de pessoas devido a distância entre as 3 universidades, facilitando a comunicação entre as partes, foi proposto que a reunião fosse realizada através de meios de comunicação via Internet e em tempo real, transmitindo áudio e vídeo simultâneamente. A FEF/UNICAMP e a EEFE/USP utilizaram a tecnologia de videoconferência uma vez que dispõe desta tecnologia e infraestrutura. A UNESP e a FCA/UNICAMP também participaram da reunião utilizando a tecnologia de Webconferência.
A Área de Tecnologia da Informação - T.I. da FEF/UNICAMP é a responsável pela infraestrutura local de videoconferência. Atuou como apoio técnico realizando testes prévios e orientação aos docentes João Borin e Mara Patrícia. A infraestrutura de videoconferência da FEF foi implantada em 2012 é destinada para fins acadêmicos e de pesquisa. A área de T.I. da FEF também conta com o serviço de "streaming" no Auditório, o que possibilita a transmissão de áudio e vídeo via Internet em tempo real sem a necessidade do usuário remoto possuir equipamento de videoconferência ou software skype, apenas um computador conectado à Internet. Nesta modalidade de serviço não existe a possibilidade de interação do usuário remoto.
Entenda as diferenças entre videoconferência e webconferência. Para que a videoconferência ocorra é necessário que as 2 partes envolvidas (local e remota) possuam equipamentos específicos de videoconferência. Estes equipamentos suportam até 5 conexões simultâneas e sua infraestrutura requer investimentos da ordem de US$ 50 mil. Para que a webconferência ocorra, as partes precisam ter apenas algum programa específico em seu computador, como por exemplo o Skype. Este serviço não exige muito investimento financeiro e suporta poucas conexões simultâneas. Também, o fabricante do software não garante estabilidade na conexão, qualidade na troca de imagens ou interrupções no aúdio enviado e recebido.