- O que é SBU e como se constitui?
SBU - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP é constituído pelo Órgão Colegiado, Coordenadoria do SBU, Bibliotecas do Sistema e Comissões de Bibliotecas, estando as Bibliotecas do Sistema subordinadas administrativamente às Unidades de Ensino e Pesquisa, aos Centros e Núcleos e aos Colégios Técnicos, respectivamente, e tecnicamente à Coordenadoria do SBU, como seu órgão de coordenação, conforme dispõe o Artigo 9º da Deliberação CONSU A-30, de 25/11/2003. - Qual a finalidade do SBU?
A finalidade do SBU/UNICAMP é oferecer informações técnico-científicas à comunidade acadêmica, por meio de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitando o acesso à informação armazenada e gerada na Universidade à comunidade científica do país. - O SBU tem regulamento?
Sim. Consulte o Link - Quais são as Bibliotecas do Sistema e horários de atendimento
Consulte o link. - Como faço para me inscrever como usuário do SBU?
Não é necessária inscrição formal. No momento de ingresso tanto o servidor quanto o aluno matriculado regularmente (Graduação e Pós Graduação Strictu Sensu) receberá a identidade funcional e estudantil provisória.
Atenção: Aluno Especial (Graduação e Pós Graduação) e de Especialização deverão se cadastrar na Biblioteca de sua Unidade. - Recebi a identidade estudantil e funcional definitiva, o que fazer?
Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU, para atualização de seu cadastro. - Posso consultar o acervo das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)?
Sim, on-line e local. A consulta aos acervos das Bibliotecas é aberta à comunidade interna e externa.
Para ter acesso ao catálogo on-line:
www.unicamp.br/bc. Clique em: Base Acervus (esta base contém informações de: Livros, Teses, Dissertações, TCCs e descrição da Coleção de Periódicos). É uma Base que contém o acervo de todas as Bibliotecas do SBU e pode ser consultada dentro e fora da Universidade. Para consulta local encaminhe-se a Biblioteca do Sistema que desejar. - Posso emprestar livros, teses, dissertações, TCCs e revistas das Bibliotecas do SBU?
Somente podem realizar empréstimos de materiais usuários que possuírem vínculo institucional com a UNICAMP. - Qual documento devo levar para realizar o empréstimo?
Para alunos: Identidade Estudantil, para os Servidores: Identidade Funcional.
Atenção: Enquanto o usuário estiver com cartão provisório deverá apresentá-lo, juntamente com documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, etc...) - Que tipo de material pode ser emprestado?
A princípio todos, mas fique atento para as informações que constam na Base e no item a ser emprestado, pois as bibliotecas têm autonomia para emprestar ou não determinados materiais. Ex: A Biblioteca/FEF, não faz empréstimo de periódicos (Revistas). - O que é a Biblioteca Digital da UNICAMP?
É uma biblioteca virtual que reúne o acervo de: Teses, Dissertações, TCCs defendidos na Universidade com texto completo. - Posso acessar a Base Acervus e a Biblioteca Digital de meu domicílio?
Sim. - Posso ter acesso aos Periódicos Eletrônicos e as Bases de Dados assinadas pela UNICAMP de meu domicílio?
O acesso domiciliar integral para consulta e obtenção de textos nos Periódicos Eletrônicos e nas Bases de Dados é possível somente a computadores a ligados a rede da Universidade, ou com acesso remoto VPN (docentes, técnico-Administrativos, alunos). - O que é acesso remoto VPN?
Acesso VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através da VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os periódicos eletrônicos. - Quais os pré requisitos para o acesso VPN?
Pré-requisitos - O que você precisa para conseguir o acesso VPN:
Possuir acesso à Internet, preferencialmente banda larga
Possuir um username corporativo (alunos e docentes já possuem)
Possuir um dos seguintes sistemas operacionais em seu computador: Configuração - Um tutorial para configurar seu computador e se conectar à VPN Unicamp, com o sistema operacional:- Windows XP/Vista/7
- Linux/Unix
- Mac OS X
- OS X
- Android
- ou qualquer outro compatível como aplicativo OpenVPN
- http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/tutorial_windowsXP_Vista_7_vpnWindows
- Linux
- Mac OS X
- iPad/iPhone
- Android
- ou qualquer outro compatível com o aplicativo OpenVPN
- Como faço para me conectar e ter acesso remoto VPN?
Para se conectar, você deve usar seu username corporativo e sua senha no formato:
usuario [at] unicamp.br, para docentes e técnico-Administrativos
RA [at] unicamp.br, para alunos
Para alteração de senha, alunos devem acessar o site da Dac; docentes e técnico-Administrativos devem acessar o portal de Administração de acesso aos serviços corporativos e escolher a opção "Trocar senha" para Usuários de sistemas de informação Web.
* Se você tem vínculo com a Unicamp, mas ainda não possui um username corporativo, pode solicitá-lo clicando aqui, e selecionar a opção "Criar usuário/senha" para Usuários de sistemas de informação Web - Perdi meu cartão o que devo fazer?
Deverá solicitar imediatamente bloqueio de seu cadastro em qualquer Biblioteca do Sistema, e encaminhar-se à DAC (Diretoria Acadêmica), no caso de discentes, e a DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos), no caso de técnico-Administrativos e docentes, a fim de solicitar a 2ª via. A segunda via deste documento tem custo. - Posso emprestar o meu cartão estudantil para que o meu amigo realize empréstimos em meu nome?
Não. O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível. - Quais são os usuários existentes no SBU?
Tipos de usuários Curso Seqüencial técnico-Administrativo Estatutário Aposentado Docente Estatutário Aposentado Graduação Docente UNICAMP Médico Residente Doutorado Mestrado Ensino Médio COTUCA Mestrado Profissional Ensino Médio Limeira Patrulheiro Especial Graduação Pesquisador Colaborador Voluntário Especial Pós-Graduação Pesquisador Visitante Especialização Professor Colaborador Voluntário Estagiário Professor Visitante Extensão Técnico de Prótese - FOP técnico-Administrativo Tecnologia técnico-Administrativo FUNCAMP - Quantos itens posso retirar por empréstimo?
Tipo de usuário Itens por usuário Tipo de usuário Itens por usuário Curso Seqüencial 5 Técnico-Administrativo Estatutário Aposentado 5 Docente Estatutário Aposentado 10 Graduação 10 Docente UNICAMP 10 Médico Residente 10 Doutorado 10 Mestrado 10 Ensino Médio COTUCA 5 Mestrado Profissional 10 Ensino Médio Limeira 5 Patrulheiro 5 Especial Graduação 5 Pesquisador Colaborador Voluntário 10 Especial Pós-Graduação 5 Pesquisador Visitante 10 Especialização 5 Professor Colaborador Voluntário 10 Estagiário 5 Professor Visitante 10 Extensão 5 Técnico de Prótese - FOP 5 Técnico-Administrativo 5 Tecnologia 10 Técnico-Administrativo FUNCAMP 5 - Quanto tempo posso ficar com o item emprestado?
Tipo de usuário Prazos de empréstimos Tipo de usuário Prazos de empréstimos Curso Seqüencial 14 Técnico-Administrativo Estatutário Aposentado 5 Docente Estatutário
Aposentado14 Graduação 10 Docente UNICAMP 28 Médico Residente 10 Doutorado 28 Mestrado 10 Ensino Médio COTUCA 14 Mestrado Profissional 10 Ensino Médio Limeira 14 Patrulheiro 5 Especial Graduação 7 Pesquisador Colaborador Voluntário 10 Especial Pós-Graduação 14 Pesquisador Visitante 10 Especialização 14 Professor Colaborador Voluntário 10 Estagiário 7 Professor Visitante 10 Extensão 14 Técnico de Prótese - FOP 5 Técnico-Administrativo 14 Tecnologia 10 Técnico-Administrativo FUNCAMP 14 - Emprestei um item (livro, tese, tcc, etc...), está para vencer, posso renovar?
Sim. Desde que o material não esteja reservado, voce não esteja com item semelhante e enquanto usuário não tenha sofrido qualquer penalidade disciplinar. - Para renovar preciso ir a Biblioteca?
Não necessariamente. Voce pode renovar até cinco (5) vezes o material on-line, não há necessidade de se deslocar até a Biblioteca. Na sexta (6ª) vez dirija-se ao balcão, com os materiais em mãos. - Como faço para renovar on-line?
- Acesse: www.sbu.unicamp.br
- Clique em Base Acervus
- Clique em Serviços (Circ/Renovação)
- Preencher login (e-mail cadastrado no registro da Biblioteca)
- Senha
- Clique em Login
- Clique em Fechar
- Clique novamente em Circ/Renovação
- Escolha os itens a serem renovados
- Clique em renovar itens selecionados
- Posso reservar itens da Biblioteca?
Sim. Desde que o item esteja indisponível (emprestado) na Biblioteca em que foi solicitado o empréstimo e que não esteja emprestado ao solicitante. - Como faço para reservar on-line?
- Acesse:www.sbu.unicamp.br
- Clique em Base Acervus
- Clique em Serviços (Reservas)
- Preencher login (e-mail cadastrado no registro da Biblioteca)
- Senha
- Clique em Login
- Fazer a busca do item a ser reservado
- Selecionar o item
- Efetivar a reserva
- Esqueci minha senha, o que fazer?
Por favor, informe seu login e senha para ter acesso aos serviços do Terminal:
- Acesse: www.sbu.unicamp.br
- Clique em Base Acervus
- Clicar em Serviços
- Preencher login com e-mail cadastrado no registro da Biblioteca
- Clicar em lembrar senha
- O Sistema enviará automaticamente uma nova senha para o e-mail cadastrado.
- Entreguei o livro atrasado, o que acontecerá?
O SBU, não cobra multa em dinheiro, os dias em atraso são convertidos em suspensão.
Empréstimo normal: 3 dias de suspensão por dia e por item.
Empréstimos com reserva: 10 dias de suspensão por dia e por item. - Como faço se perdi, ou tenho item da Biblioteca extraviado?
Entre em contato imediatamente com a Biblioteca. Este item extraviado deverá ser resposto. - Como faço para solicitar Serviços a Biblioteca/FEF – (Aquisição de Livros, Comut, EEB, Ficha catalográfica, ISBN, Declaração de Débito, Outros)
- Neste site:
- Clique em Biblioteca
- Clique em Serviços
- Escolha o tipo de Serviço
- Preencha o formulário
- Informe o código
- Envie
- Voce será informado automaticamente assim que abrirmos a sua solicitação, não há necessidade de respondê-la. Realizaremos todos os procedimentos e lhe retornaremos por e-mail.