Trabalhos

 

XX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

 

TEMA: Discriminação na Educação Física e Esporte: perspectivas de diferentes olhares

 

 

Apresentação | Programação | Trabalhos | Inscrição | Hospedagem | Organização

 

CHAMADA PARA AS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E ENTIDADES CIENTÍFICAS
 

Devido a uma instabilidade técnica no sistema de inscrições do XX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, estamos enfrentando dificuldades temporárias no acesso à plataforma. Para evitar prejuízos aos participantes, decidimos prorrogar o prazo de inscrições até 20/12/2024. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos pela compreensão. Estamos trabalhando para regularizar a situação o mais rápido possível. 

 

Com relação às dúvidas: por conta de instabilidades no sistema e buscando atender às solicitações nacionais e internacionais, iremos prorrogar por mais algumas semanas a submissão de trabalhos.

 

Com relação à coautoria, pelo sistema de gerenciamento a inscrição para apresentação do trabalho deve ser feita obrigatoriamente pelo primeiro autor. Evidentemente, os coautores podem se inscrever normalmente. Lembrando apenas que há um limite de dois trabalhos por autor principal. 

 

Aguardamos vocês no nosso evento!

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Datas de submissão dos trabalhos:
Início: 01/08/2024
Término: 20/12/2024 Prorrogado!
Aprovação: 06/01/2025 Prorrogado!
Faça sua submissão de trabalho aqui

 

Modalidades de trabalho

  • Os trabalhos poderão ser inscritos nas modalidades Comunicação Oral ou Pôster.

  • Os trabalhos só poderão ser submetidos após a inscrição ser efetuada (por meio do painel do participante na plataforma Galoá, no qual serão submetidos os trabalhos).

  • Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais.

  • Os trabalhos deverão ser vinculados a um dos eixos temáticos conforme descritos

Eixos temáticos

1 – Direitos Sociais, Esporte, Educação Física. Linguagens dos direitos, das políticas públicas e das ações diretas; Processos de produção, transmissão e recepção das políticas públicas e dos direitos relativos aos campos do esporte, lazer e  da educação física; Funções econômicas, políticas, ideológicas e psicossociais desses direitos e políticas; Modelos de sociedade presentes nas suas abordagens teóricas; Esporte, educação física e lazer reforma e revolução no mundo contemporâneo.

2 – Educação Física e Escola; Diferença e diferenças na EF escolar; dispositivos de racialidade, etnicidade, sexualidade, etc. e EF escolar; currículo e políticas curriculares; formação docente e a sociedade multicultural ;  Artistagens e invenções docentes em territórios disputados na EF escolar; infância(s), juventude(s) e adulto(s) na EF escolar; educação problematizadora crítica e pós-crítica; a didática na cena contemporânea; mídias, representação e EF escolar; EF e linguagens (a tematização das práticas corporais e suas interfaces com os temas do lazer, do trabalho, da saúde e das políticas públicas).

3 – Esporte, meio ambiente e sustentabilidade. Esporte na natureza como prática de lazer e/ou rendimento e sua relação com uma educação que promova a conscientização para o respeito ao meio ambiente; ações de educação do corpo que visem atingir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs) e as metas da Agenda 2050 da ONU; análise crítica de esporte no embate entre ambientes monocromáticos e cromáticos; esportes urbanos e esportes na natureza e seus impactos; aspectos históricos da evolução do esporte e sua relação com a natureza.

4 – Atividade física e saúde para populações especiais atividade física, esporte, saúde e qualidade de vida de grupos com necessidades especiais, tais como: idosos, indivíduos com sobrepeso e obesidade, portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

5 – Atividade Física e Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiências. Atividade física, esporte, saúde e processo inclusivo de pessoas com deficiência física, intelectual e sensorial (visual e auditiva), pessoas com altas habilidades e superdotação, ou transtornos globais de neurodesenvolvimento.

6 – Iniciação, Formação Esportiva e o(a) Treinador(a). Os procedimentos pedagógicos e de treinamento inerentes ao período de Iniciação e Formação Esportiva, assim como os papéis e funções do(a) treinador(a) e equipe multidisciplinar. Aspectos relacionados a desenvolvimento de treinadores(as).

7 - Esporte, treinamento, Desempenho e a Diversidade. O treinamento esportivo tem como objetivo central a melhora do desempenho esportivo, sustentado em princípios científicos relacionados à dimensão física, mental e social do atleta. Aspectos relacionados à diversidade no desenvolvimento de atletas de alto rendimento.

 

Observação: em todas as outras sessões de apresentações oral e posters os eixos temáticos serão os mesmos.

 

Diretrizes para envio de trabalho nas modalidades de comunicação oral e poster

 

1 Formatação e confecção do pôster

Tamanho do pôster: Largura: 90 cm; Altura: 120 cm; O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2m; No topo do pôster deve constar: título do trabalho, nome(s) do(s) autor (es) e coautor (es).

 

2 Formatação de Resumo

2.1 Os textos inscritos para o formato de Resumo deverão ser resultado de pesquisas já concluídas, dados parciais e/ou de relatos de experiência.

2.2 O Resumo pode ser escrito em português, inglês ou espanhol.

2.3 O Resumo deve conter os seguintes elementos: título e palavras-chave; autoria, vínculo institucional e endereço eletrônico; elementos textuais; e informações de financiamento do trabalho.
2.3.1 Título – informativo e conciso em português (ou na língua a que o artigo será submetido); centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.
2.3.2 Nomes de autores – centralizados, em caixa baixa, seguido de vínculo institucional; endereço de e-mail deve ser utilizado na próxima linha; usar duas linhas para cada autor.
2.3.3 Palavras-chave em itálico e separadas por ponto e vírgula.
2.3.4 É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação no texto (como nota de rodapé na primeira página): “O presente texto não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização”. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

2.4 O texto do resumo deve conter entre 400 e 500 palavras e ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título (e suas traduções). Título do trabalho, nomes dos autores e das autoras, filiação e palavras chave não serão incluídos nas 500 palavras.

2.5 Espaçamento simples entre linhas (1,0).

2.6 A margem superior deve ser de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.

 

ATENÇÃO - CADA AUTOR PODERÁ APRESENTAR NO MÁXIMO DOIS TRABALHOS E PARA APRESENTAÇÃO TERÁ QUE ESTAR INSCRITO NO CONGRESSO

Modelo de template (clique aqui)