A FEF E OS JOGOS PARALÍMPICOS

Os Jogos Paralímpicos de Paris terão início hoje, dia 28 de agosto e irão até o dia 08 de setembro. Este evento multidesportivo, organizado pelo IPC-Comitê Paralímpico Internacional reunirá atletas com deficiência de 168 países, e o Brasil participará com 280 atletas em 20 modalidades esportivas. 

A Faculdade de Educação Física, por meio do Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada (DEAFA), tem formado profissionais na graduação e pós-graduação que atuam na área de atividades físicas para pessoas com deficiência, desde o âmbito da reabilitação ao esporte de alto rendimento, oferecendo também projetos de extensão abertos à comunidade em geral, visando a inclusão de todos ao esporte. 

Na FEF é comum a interação entre departamentos e docentes atuando em diferentes focos no esporte paralímpico. Neste sentido, o Departamento de Ciências do Esporte (DCE) também contribui na formação de recursos humanos através do ensino e da pesquisa. Para os Jogos de Paris-2024, dois atletas e participantes do projeto de extensão da FEF na modalidade de Esgrima em Cadeira de Rodas representarão o Brasil, sendo eles: Rayssa V. C. Vera (ex-aluna da FEF) e Lenilson T. Oliveira (participante da comunidade), ambos para-atletas do clube Paulistano em São Paulo.  Além desses dois atletas, um número expressivo de profissionais que são ex-alunos estará participando dos jogos em várias funções, sendo. 

- Pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) a observadora para a organização dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles profa. Manuela Bailão e a auxiliar do diretor técnico de esportes geral do IPC profa. Tatiane J. Miranda. Destacamos que a Profa. Dra. Mariana Gomes estará, a convite do IPC, fazendo coleta de dados para sua pesquisa. Ainda em nível internacional a Profa. Dra. Jacqueline Patatas estará como gerente de alto desempenho da seleção de Rugby em cadeira de rodas do Canadá. 

Participando pelo Comitê Paralímpico Brasilerio (CPB) temos os seguintes ex-alunos: 

Jonas Freire - (chefe de missão e diretor técnico do CPB) 

João Paulo Casteleti - (sub chefe de missão e coordenador de classificação do CPB) 

Ricardo S Melo - (sub chefe de missão) 

Marilia Silva - (fisioterapeuta - CPB) 

Samuel Silva (cientista do esporte - CPB) 

Thiago Lourenco - (atletismo - cientista do esporte) 

Alex Sabino - (atletismo - treinador) Fabio Silva (atletismo - treinador) 

Danilo Morales (atletismo - assistente de coordenação) 

Luis Gustavo Santos (paracanoagem - coordenador de modalidade) 

Leonardo Maiola (natação - coordenador de modalidade) 

Henrique Freitas (natação - preparador físico) 

Augusto Barbosa (natação- biomecanico) 

Alessandro Tosim (goalball feminino - treinador) 

Felipe C. Campos (goalball feminino - preparador físico)

 

Além desses profissionais formados pela FEF, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp também estará representada com os seguintes ex-alunos: 

Hésojy Silva (médico chefe da delegação- médico chefe do CPB) 

Andrea Miranda (médica da equipe de ciclismo)

Mauro Meloni (fisioterapeuta da equipe de atletismo) 

 

Essa representatividade demonstra o envolvimento da FEF e da Unicamp na formação de profissionais para o trabalho na área do esporte para pessoas com deficiência. 

Texto – Prof. Dr. Edison Duarte