Publicações

Livros

BORTOLETO, M A. C. et al (2008)
Introdução à pedagogia das atividades circenses
Editora Fontoura, Jundiaí. Site oficial.
Consulte resenha publicada na Revista do CBCE em 2011

Descarrege no CIRCONTEÚDO - GRATUITAMENTE (liberado em Novembro de 2020); ou diretamente aqui!

BORTOLETO, M A. C. et al (2010)
Introdução à pedagogia das atividades circenses VOL 2. Editora Fontoura, Jundiaí, 2010

BORTOLETO, M. A. C., PINHEIRO, P. H. G. G e PRODOCIMO, E.
Jogando com o circoJundiaí – SP: Editora Fontoura, janeiro de 2011.

Descarrege no CIRCONTEÚDO - GRATUITAMENTE - (liberado em Novembro de 2020); ou diretamente aqui.

DUPRAT, Rodrigo Mallet, PÉREZ GALLARDO, Jorge P.
Artes Circenses no Âmbito Escolar
Ed. Unijuí, 2010

SILVA, Erminia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. Ed. Altana, 2007 PDF - Resenha  - 2022 (2a. edição - ampliada e revisada).  Resenha Rev. PONTOURBE

SILVA, Erminia.
Respeitável Público… O Circo em Cena
FUNARTE, RJ, 2010
FERREIRA, D.L; BORTOLETO, M A C; SILVA, E.
Segurança no Circo: questão de prioridade
Várzea Paulista, Editora Fontoura, 2015.

BEDIX, G. M. ; BORTOLETO, M. A. C. 
O Circo Chegou
1. ed. FEF/Unicamp: Campinas-SP, 2015. v. 1. 15p 

Download gratuito em português, inglês, catalão, dinamarquês e espanhol (E-book). Disponível no Blog Educação e Transformação.  - Leitura online.

LOPES, D. C., PARMA, M
Construção Artesanal de Objetos Circenses
Editora Fontoura: Várzea Paulista (2016). Mais.

BORTOLETO, MAC.; ONTAÑÓN, T.B.; SILVA, E.
Circo: Horizontes Educativos.  Campinas - SP: Editora Autores Associados. 2016. (Veja resenha publicada na Revista Pensar a Prática - abril 2019)  

Resenha publicada em 2020 na Revista Proposições (FE - Unicamp).

SILVA, Erminia; MELO FILHO, Celso Amâncio. Palhaços Excêntricos Musicais. Editora: Grupo Off-Sina (Produção), 1a ed., 2014. PDF.

 

DE CARVALHO, Daniel; SILVA, Erminia. Circos e Palhaços no Rio de Janeiro: ImpérioRealização: Lilian Moraes e Richard Riguetti (Grupo OFF-Sina), 1a. ed., 2015. Páginas: 159

(Colaboração - Revisão técnica)

Escola Pernambucana de Circo - Guia metodológico de suas práticas pedagógicas e técnicas circenses com o circo social. Recife, 2018.  Reportagem.

Cadernos de Resumos - 4. Seminário Internacional de Circo, Campinas - UNICAMP / Ed. Fontoura, dez. 2018.

WUO, Ana Elvira, BRUM, Daiani. Palhaças na Universidade: pesquisas sobre a palhaçaria feita por mulheres e as práticas feministas em âmbitos acadêmicos, artísticos e sociais. Santa Maria: Editora UFSM; 1ª edição, 2021.

LOPES, Daniel; SILVA, Erminia. Um Brasil de circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930. Acesse gratuitamente.  Leia a resenha publicada em 2023 na Revista CALS.

 

 

Livros digitais - ANAIS - Cadernos de Resumos

  • DE BLAS, X. ; BORTOLETO, M. A. C. (organizadores). Libro abierto de circo. WIKI Livros. Projeto coletivo e aberto (Gratuito) iniciado em 2002.

  • BORTOLETO, MAC. & SILVA, E. (organizadores) 2019. Caderno de Resumos - 4. Seminário Internacional de Circo. UNICAMP.  PDF

 

PATENTES - Registro de Propriedade intelectual

  • LOZANO, S. G; GUZMANN, K., BORTOLETO, MAC, AUBERTIN, P. Patente depositada pela FUNDACIÓN UNIVERSITARIA SAN ANTONIO(UCAM) - Espanha sob n. P202330242 e intitulada: "APARATO DE EQUILIBRIO PEDAGÓGICO Y ESCÉNICO, via Oficina a de Petentes España, em, março de 2023.

  • LEÓN GUZMAN, F. ; LEÓN GUZMAN, F. L. ; BORTOLETO, M. A. C. SIMULADOR MECÁNICO DE ENTRENAMIENTO DE ACROBACIA COLECTIVA. 2013, Espanha. Número do registro: 45555/ RG 380906 Oficina Espanhola de Patentes e Marcas. Depósito PCT: 04/12/2013; Concessão: 20/05/2014. Instituição(ões) financiadora(s): CNPQ. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201300146, título: SIMULADOR MECÂNICO PARA TREINAMENTO DE ACROBACIA COLETIVA. Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 21/01/2013Instituição(ões) financiadora(s): UNICAMP e Univ. Extremadura - Espanha. PI0014656 Depósito: 04/02/2013; Depósito PCT: 20/02/2013; Concessão: 04/08/2014.

 

Capítulos de livros

  • BORTOLETO, M. A. C. Jóvenes latinos y Circo. In: Carles Feixa Pampols (dir.), Laura Porzio & Calorina Recio (coords.). (Org.). Jóvenes latinos en Barcelona: espacio público y cultura urbana. 1ed.Barcelona: Editorial Anthropos, 2006, v. 1, p. 267-274. PDF

  • BORTOLETO, M. A. C.; ESCALANTE, O. Acrobacia de solo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 15-36.

  • MALLET, R. D. ; BORTOLETO, M. A. C. . Malabares: bolas. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 37-49.

  • BORTOLETO, M. A. C. Rola-rola. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 67-76.

  • BORTOLETO, M. A. C.; MALLET, R. D. . Parada de Mãos. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 77-88.

  • BORTOLETO, M. A. C.. Perna de Pau. Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 89-104.

  • BORTOLETO, M. A. C.; TANAN, D. Acrobacia Coletiva. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 105-120.

  • BORTOLETO, M. A. C.; LOPES, D. C. ; MORALES, D. A. . Monociclo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 121-134.

  • CALCA, D. H. ; BORTOLETO, M. A. C. . Tecido. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 135-154.

  • CALCA, D. H. ; BORTOLETO, M. A. C. . Trapézio Fixo. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 155-178.

  • BORTOLETO, M. A. C.; CARVALHO, G. A. . Báscula. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 179-187.

  • BORTOLETO, M. A. C. A ginástica e as atividades circenses. In A GINÁSTICA EM QUESTÃO: Corpo e Movimento, de autoria de Ana Angélica Freitas Góis, Roberta Gaio e José Carlos Freitas Batista, Editora Phorte, São Paulo, 2010.

  • BORTOLETO, MAC; CLARO, TS.; PINHEIRO, PHG; SERRA, CS. As artes circenses nas aulas de Educação Física. In “Educação Física Escolar – desafios e propostas 2″ (re-edição), organizado por Evando Carlos Moreira e Raquel Stoilov Pereira. Editora Fontoura, Jundiaí, 2010.

  • SILVA, E. “A teatralidade circense no Rio de Janeiro no século XIX”. In MARZANO, Andrea & MELO, Victor Andrade de (org.) Vida divertida: histórias do lazer no Rio de Janeiro (1830-1930). Rio de Janeiro: Editora Apicuri, 2010, pp. 125-153. ISBN 9788561022334. 

  • BORTOLETO, M. A. C.; CELANTE, A. R.. O ensino de atividades circenses no curso de Educação Física: experiências na universidade pública e privada..In: Elizabeth M A Pereira; Gabriela Celani; Dora M. Grassi-Kassisse. (Org.). Inovações curriculares: experiências no ensino superior. 1ed. Campinas - SP: FE - UNICAMP, 2011, v.1, p. 178-190.

  • DUPRAT, R. M.. Circo e Colônia de Férias: Possibilidades educativas. In: Debora Alice Machado da Silva. (Org.). Experiências com o Lazer em Colônias de Férias Temática. 1ed.Campinas: Alínea, 2012, v. 1, p. 139-151.

  • RIBEIRO, O. C. F. ; BORTOLETO, M. A. C. ; MONTANINI, J. Rua, praça e ponte: os encontros circenses-malabarísticos como uma opção cultural no Brasil. In: PONTES, Ana; SOUSA, Jenny Gil; LOPES, Maria de São Pedro; LOPES, Sara Mónico. (Org.). Animação cultural em contextos iberoamericanos. 1ed.Leria: RIAP, 2014, v. 1, p. 242-253.

  • MALLET, R. D. ; ONTAÑÓN, T. B. ; BORTOLETO, M. A. C. Atividades circenses. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli (Org.).. (Org.). Ginástica, dança e atividades circenses. 1ed.Maringá: Eduem: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014, v. 3, p. 119-157.

  • LOPES, D.C.; SILVA, E. Trajetórias Circenses: a produção da linguagem circense por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840. In: Revista Ensaio Geral. Belém: UFPA/ICAQ/Escola de Teatro e Dança, Edição Especial, v. 3, n. 3, 2014, pp. 43-64. ISSN 1984-5197.

  • BORTOLETO, M. A. C. The circus on the periphery of the brazilian university. In: SESC - São Paulo. (Org.). Circos - Festival Internacional Sesc de Circo. 1ed.São Paulo: SESC, 2015, v. 1, p. 24-31.

  • AVELLAR, Marcela. A INSERÇÃO DO CIRCO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOVENS E ADULTOS: REVELANDO PESSOAS, APROXIMANDO DISTÂNCIAS. IN: Walter Roberto Correia e Barbara Muglia-Rodrigues Marcela Avellar. Educação Física no ensino Fundamental, Ed. Fontoura, 2015.

  • SILVA, Erminia - Capítulo: “Family-Circus, Theater-Circus: It Is Theatrer in the Circus”. IN: Brazilian Theater, 1970–2010. Essays on History, Politics and Artistic Experimentation. Edited by Eva Paulino Bueno and Robson Corrêa de Camargo. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2015, pp. 126-140. Print ISBN: 978-0-7864-9703-4, Ebook ISBN: 978-1-4766-2024-4.

  • BORTOLETO, M. A. C.. Mais arte, mais circo e mais educação: por um corpo mais expressivo. Educação integral no Espírito Santo: contribuição para as artes do corpo e do espaço. 1ed.Vitória - ES: GM Gráfica e editora, 2016, v. 1, p. 103-115. Ver em Research Gate.

  • BORTOLETO, M. A. C.; MALLET, R. D. ; TUCUNDUVA, BRUNO BARTH PINTO . Atividades circenses na FEF-UNICAMP: a construção de uma nova área de estudos e pesquisa.. In: BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B. ; SILVA, E .. (Org.). Circo: horizontes educativos.. 1ed.Campinas - SP: Autores Associados, 2016, v. 1, p. 225-257.

  • BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B. ; MALLET, R. D. ; TUCUNDUVA, B. B. P. O circo na universidade: por uma coerência entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão. In: Omar Schneider; Jean Carlos Freitas Gama. (Org.). Educação Física e seus caminhos: programa de educação tutorial. 1ed.Vitória - ES: Virtual Livros, 2017, v. 1, p. 139-160.

  • MATEU, M.; BORTOLETO, M. A. C. La lógica interna del circo: rasgos fundamentales. In: João Francisco Magno Ribas. (Org.). Praxiologia Motriz na América Latina – aportes para a didática na Educação Física. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2017, v. 1, p. 49-76.

  • BORTOLETO, MAC.  Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos. IN: FERREIRA, LA, RAMOS, GNS. Educação Física Escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: CRV, vol. 22, 2017 pp. 55-80.

  • CASIMIRO, F. G.; LEÓN GUZMAN, F.; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Kimartop: sistema de entrenamiento de gimnasia acrobática innovador. In: Petrica, J.; Paulo, R.; Mendes, P.; Batista, M. Abordagens sobre o treino desportivo.. In: Petrica, J.; Paulo, R.; Mendes, P.; Batista, M.. (Org.). Abordagens sobre o treino desportivo.. 1ed. Idanha-a-Nova: Sheru S/A, 2018, v. 1, p. 67-76.

  • FERNANDES, R. C.; BARRAGÁN, T. O.; BORTOLETO, MAC. CORPOREIDADE: UM CONCEITO MEDIADOR PARA REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O CIRCO. In: João Paulo Fernandes Soares; Marília Martins Bandeira; Pedro Henrique Berbert de Carvalho.. (Org.). Corpos em Movimento: Imagens, Gêneros e Interculturalidades. 1ed.Curitiba - PR: Appris, 2019, v. 1, p. 82-94.

  • BORTOLETO, MAC. Capítulo 3.2. Perception du risque et causes d’accidents, un challenge permanent dans l’éducation des artistes brésiliens. IN: GOUDARD, Philippe Goudard; BARRAULT, Denys (org.). Médicine et Cirque.  2020. English version available!

  • LOPES, Daniel; SILVA, Erminia. Respeitável público: falem bem, falem mal, falem de mim. In: Crítica em Movimento: o vão entre a crítica e o circo.  Vol. 2 - São Paulo: Itaú Cultural, 2021. p. 40-55. PDF

  • PONTES, Fátima. O vão entre a crítica e o circo: um caminho cheio de percalços. In: Crítica em Movimento: o vão entre a crítica e o circo.  Vol. 2 - São Paulo: Itaú Cultural, 2021. p.20-39.

  • BRACCIALLI, F. ; BORTOLETO, MAC. A MULTIPLICIDADE DOS ENSINOS DE PALHAÇAS E PALHAÇOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: Artemis de Araújo Soares. (Org.). Sociedade, cultura, educação e extensões na Amazônia. 1ed.São Paulo: Alexa Cultura & UFAM, 2021, v. 1, p. 181-200.

  • ONTAÑÓN, TB, BORTOLETO, MAC, DUPRAT, RM. Capítulo 9 - ENRICHING CIRCUS INSTRUCTION IN PE THROUGH MOTOR GAMES. In: Gil-Madrona, P. (ed.). Handbook of Research on Using Motor Games in Teaching and Learning Strategy.  USA: IGI-Global, May, 2022: DOI: 10.4018/978-1-7998-9621-0. (Tradução em Português livre dos autores - PDF)

  • BARRETO, L. M.; BORTOLETO, M.A.C. ESCOLAS DE CIRCO - QUEM SÃO E ONDE ESTÃO? Cadernos formativos [livro eletrônico]: Sesc Circo. 7a edição / [organização] Larissa dos Santos
    Ferreira, Sandra Silva Nunes. -- 1. ed. -- São Luís, MA : SESC Deodoro, 2022.
  • LOPES, D. C.; SANTOS RODRIGUES, G.; SILVA, L. W. M.; SOMME, M. I.; GERLACH, O. Tecnologias digitais na arte-educação circense: relato de experiências empreendidas no Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim/SP (ICA). In: OTA, G. S. G.; SANTOS RODRIGUES, G. Tecnologia e Educação: Aproximações, possibilidades e reflexões. Diadema: V&V Editora, 2021. 
  • SANTOS, G.R.; LOPES, D. C.; BORTOLETO, M. A. C. Do jogo ao circo: malabareando ideias com Huizinga, Caillois e duas professoras de Educação Física. In: GRILLO, R. de M.; SCAGLIA, A. J.; CARREIRA, K. T. (Org.). Em defesa do jogo: diálogos epistemológicos contemporâneos. 1ed. Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 281-309.

  • LOPES, D.; SILVA, E. S A contemporaneidade da teatralidade circense: diferenças e re-existências nos modos de se fazer circo. In INFANTINO, Julieta. A arte do circo na América do Sul. Edições SESC, 2023. pp. 26-43

  • BORTOLETO, M.A.C. Não somos fantasmas que circulam invisíveis nas universidades brasileiras: somos pesquisadores de circo. In INFANTINO, Julieta. A arte do circo na América do Sul. Edições SESC, 2023. pp. 226-242.

  • BORTOLETO, MAC. CASTRO, A.; BELLOTTO, ML. Body Composition Profile and Nutritional Habits of Brazilian National Circus School Students. In: HEINEN, Thomas, JEARJ, Damian. VINKEN, Pia Maria (ed.). Contemporary Topics in Movement Arts – Theories and Applications. Nova Iorque: Nova Publisher, 2023. Capítulo 1. pp.5-22.  https://doi.org/10.52305/NGIF3892. ISBN: 979-8-88697-610-6.

  • LOPES, Daniel de Carvalho. Educação do corpo, circo e ginástica pela visão caleidoscópica do Pequeno Tratado de Acrobacia e Ginástica. In: MORENO, A.; QUITZAU, E. A; BONIFACIO, I. M. Manuais para educação do corpo: educação física, moral e higiene. INCIPT, UFMG, 2023.

  • BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; MALLET, R. D. ; TUCUNDUVA, B. B. P. . As atividades circenses na FEF-UNICAMP: notas sobre uma nova área de estudo, pesquisa e extensão. In: Cassio de Miranda Meira Junior, Carlos Bandeira de Mello Monteiro. (Org.). Artes, ciências e humanidades da atividade física. 1ed.São Paulo: Editorial EACH - USP, 2024, v. 1, p. 102-127.

 

     

Artigos

 

Documentários e DVDs

  • DVD Didático – Jogos de malabares “ Lenços” – Coleção Pedagogia das Atividades Circenses. Elaborado em Parceria com a empresa JR Malabaris. 2010 ISBN: 978-85-99688-15-1 - Disponível no Canal CIRCUS do Youtube

 

 

Ramón Martin Ferroni, Don Ramón, foi um dos mais importantes artistas de circo que atuou no Brasil. Nascido em 1925, na cidade de Rosário, Argentina, estreou como artista aos 12 anos de idade em sua terra natal. Desde então só parou de trabalhar na década de 1980, em terras brasileiras. Durante mais de cinquenta anos de trabalho como circense, apresentou-se em quase todos os grandes circos da América Latina - em particular Argentina e Brasil - da Europa e do Caribe. Encantou platéias com seu exímio número de acrobacias sobre bicicleta e, também, de antipodismo ou tranca. Para além de sua inquestionável excelência artística, foi responsável pelo projeto e criação de seus aparelhos de trabalho, como sua complexa bicicleta desmontável e todos os detalhes de cada um dos materiais que compõem o número de antipodismo. Projetou e construiu todo aparato para guardar esses materiais para transportá-los com segurança. Don Ramón doou tudo isso aos pesquisadores Daniel de Carvalho Lopes e Erminia Silva. Ambos vêm desenvolvendo esforços para dar visibilidade à riqueza da história de vida desse artista, pois ao mesmo tempo é possível, através dela, entrar em contato com riquezas das histórias dos circenses latino americanos e conhecer o quanto construíram o CIRCO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL. Este documentário, viabilizado pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, da Fundação nacional das Artes (Funarte) - Ministério da Cultura - apresenta um pouco da trajetória de vida e obra deste grande artista.

  • SportTV 2008 - Esporte e Circo

  • DVD CIRCUS – Espetáculo na Lona do Circo Roda Brasil – Memorial da América Latina 2010

  • Documentário "Circo é Circo"  SESC - SP (2016) - Participação de vários pesquisadores do CIRCUS (Erminia Silva; Rodrigo Matheus e Marco Bortoleto). Reportagem SESC.

 

Revistas

  • Revista de Educação Física da Univ. Federal Fluminense (v. 4, 2023): Dossiê: A extensão universitária como espaço de produção de conhecimento e experiência do circo.
  • EM BUSCA DE UM CIRCO COM IDENTIDADE SUL-AMERICANA por Teresa Ontañón Barragán. Resenha do livro: INFANTINO, Julieta (org.). A arte do circo na América do Sul: trajetórias, tradições e inovações na arena contemporânea. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2023. PDF
  • Revista Saberes de Circo (CHILE) Somos una multitud: investigando el circo - Autores: Marco Antonio Coelho Bortoleto e outros (2023) - Enero, 2023.
  • Revista do 4. Festival Internacional de Circo (“Mulheres no Circo Brasileiro”) - Participação de Daniel Lopes e Erminia Silva (CIRCUS), 2022. 
  • Revista DUX 10 anos (Circo DUX) -  Autoras: Erminia Silva e Márcia Nunes. Editor: Circo Dux, Ano: 2015 - Edição: 1º Edição - Páginas: 48
  • Revista INCOMUM Edição Especial CIRCO -  Agosto de 2022 - Editores Lua Barreto e Rodrigo M. Duprat: Visitem

   

Trabalhos apresentados em congressos e outros encontros científicos

  • FARIA, Lorran; BORTOLETO, MAC. O ENSINO DAS ACROBACIAS NA MODALIDADE DE MÃO-A-MÃO: AO
    ENCONTRO DE FORMADORES(AS). XII Reunião Cientifica da ABRACE, São João del Rei, set., 2024.

  • NATHAN, Lucas; BORTOLETO, MAC. Descolonizando a universidade - circo na UNICAMP. Circus and it others - CAIO, Bogotá, Colômbia, 2024.

  • AMBROSIO, Danielle; BORTOLETO, MAC. O ensino do circo na Escola Castanheiras. Circus and it others, Bogotá - CAIO, Colômbia, 2024.

  • RODRIGUES, Gilson Santos et al.. Por que os professores não ensinam atividades circenses na educação física escolar?. Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física. Campina Grande: Realize Editora, 2023.

  • LEMOS DOS SANTOS, Maria Clara. Seminário Internacional de Circo UBFA. CONSTRUINDO UM ACERVO DIGITAL CIRCENSE NA UFMG: UMA FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO DA INVISIBILIZAÇÃO DO CIRCO NO CAMPO ACADÊMICO. Anais.

  • FALCADE, Raissa Cruz et al. O ensino do tecido acrobático na escola: um relato autoetnográfico. Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física... Campina Grande: Realize Editora, 2023.

  • RIBEIRO, Camila; BORTOLETO, MAC. Conference: IMAGERIES ET IMAGINAIRES DU CIRQUE. Univ. Rouen (França). Circuses Mobility In Latin America: A Case Study Based In Event helded In Uruguay. 2022.

  • BORTOLETO, MAC; FERNANDES, Rita. Conference: IMAGERIES ET IMAGINAIRES DU CIRQUE. Univ. Rouen (França). Social And Symbolic Imagination Of The Circus In Brazil: A Cultural Detachment. 2022.

  • BRACCIALLI, F; BORTOLETO, MAC. Trabalho apresentado (comunicação oral online) no VI SEMINÁRIO DE PALHAÇOS E PALHAÇAS DE BELÉM - PA - UFPA, dez. 2021;

  • LUÍZA GONÇALVES CARNEIRO MAIOLI; MARCO ANTONIO COELHO BORTOLETO. TRANSIÇÃO DA CARREIRA ESPORTIVA À ARTÍSTICA-CIRCENSE: O CORPO COMO "CAPITAL" CATALISADOR. In: XXIX CONGRESSO DE INICIAçãO CIENTíFICA DA UNICAMP, 2021, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021.  

  • WUO, A; BORTOLETO, MAC.  A escuta do olhar ou o olhar escuta na formação e na cena clownesca/ palhacesca: entrelaçamento de saberes das artes cênicas, educação física e educação. XI Congresso da ABRACE, junho, 2021.

  • BRACCIALLI, F; BORTOLETO, MAC.  Multiplicidades das Formações de palhaços e palhaças brasileiros. XI Congresso da ABRACE, junho, 2021.

  • DUPRAT, R.M; BORTOLETO, MAC.  A integração da tecnologia e da ciência no treinamento corporal: um estudo cross-cultural das escolas nacionais de circo do Canadá e do Brasil. XI Congresso da ABRACE, junho, 2021.

  • TENGAN, Ellen Y. M.; BORTOLETO, MAC. Vamos brincar de circo - corpo "em arte" na educação infantil. XXVIII Congresso Iniciação Científica UNICAMP, dez. 2020. Programa completo.

  • CARDANI, Leonora Tanasovici; MELO, Caroline Capellato; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ensino das atividades circenses na escola: relações entre gestores e docentes. no XVIII Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en Educación Física IV Encuentro Nacional de Extensión en Educación Física (Uruguai) de 21 a 23 de outubro de 2020. AUDIO/Podcast

  • TENGAN, Ellen; BORTOLETO, MAC. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na educação infantil.  no XVIII Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en Educación Física IV Encuentro Nacional de Extensión en Educación Física (Uruguai) de 21 a 23 de outubro de 2020. PDF do PPT

  • BORTOLETO, MAC.  How and what instructors teach circus at school and social circus programs: a cross-cultural perspec6veApresentado no dia 14 de Outubro na "American Circus Educators Conference EdCON 2020" (EUA). PDF do PPT

  • BORTOLETO, MAC; SILVA, E. et al. A pesquisa do CIRCUS Unicamp - Congresso Circo Montpellier (França), 07 de outubro de 2020 - Assista o video

  • SILVA, Camila da; BORTOLETO, MACB. A PRESENÇA DO CIRCO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO URUGUAI. ANAIS do XXI CONBRACE, Natal-RN, 2019. Resumo expandido.

  • BRACCIALLI, Felipe; SANCEHZ, Renata Mendonça. "As Máscaras caíram! ... sobre encontros, relações e estados de vulneráveis (caminhos que se cruzam)." IV Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. Campinas - Sp. 2020.

  • SILVA, Camila da; BORTOLETO, MACB. ESPORTE E CIRCO – MAIS PRÓXIMOS DO QUE PARECE. ANAIS do XXI CONBRACE, Natal-RN, 2019.

  • NUNES, João Gabriel; BORTOLETO, Marco A. C. Segurança no circo: soluções para ancoragens de aparelhos de aéreos. VII Congresso de Ciência do Desporto, Unicamp, dez. 2019.

  • MELO, Caroline C. Na escola tem circo? tem sim "sinhô". Apresentado no  XV Seminário de Educação Física Escolar nos dia 8,9 e 10 de Novembro na Escola de Educação física e esportes da USP- SP, 2019.

  • WUO, Ana Elvira; BORTOLETO, Marco A C. A escuta do olhar (pesquisa em processo). X Reunião Científica da ABRACE - Unicamp, Campinas-SP, 2019.

  • BRACCIALLI, Felipe. O circo chegou na ADACAMP: relato de experiência da utilização de atividades circenses para o desenvolvimento de autistas. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares  pelo caminho. Santarém, Portugal. 2019. Paginas 82-88.

  • BARRETO, Mônica Alves; BORTOLETO, MAC. O circo de rua na formação do artista circense profissional brasileiro (pesquisa em processo). X Reunião Científica da ABRACE - Unicamp, Campinas-SP, 2019.

  • BRACCIALLI, Felipe; MELO, Caroline Capellato; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. "Pedagogia do Palhaço: relato de uma extensão universitária" VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas. Campinas - Sp. 2019. Trabalho completo Revista LUME.

  • BRACCIALLI, Felipe; MONTANINI, Jéssica. Atividades circenses com autistas: um estudo de caso. 20º Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas. São Carlos - SP. 2019.

  • BRACCIALLI, Felipe; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Formação de palhaço no Brasil. 9º Seminário de pesquisa em andamento. USP. São Paulo - SP. 2019. ANAIS Paginas 119-120

  • RODRIGUES, Gilson Santos; RIBEIRO, Camila da Silva; CARDANI, Leonora Tanasovici; MELO, Caroline Capellato; DUPRAT, Rodrigo Mallet, BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Corpo, arte e risco: ideias para uma pedagogia dos aéreos circenses. Anais do Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, Campinas – SP, 2018.  Trabalho completo PDF.

  • MIRANDA, R.C.F.; BORTOLETO, M.A.C.  O circo na formação inicial em educação física: mapeando a realidade brasileira. In: Anais do CIEFMH - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA V. 1, 2017, ISSN 2527-2268. PDF

  • CARDANI, Leonora Tanasovici. O ensino das atividades circenses nas escolas municipais de Campinas-SP. 69ª Reunião anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (16 e 22/Jul/2017). Premiado melhor trabalho da área de Educação Física. - RESUMO ANAIS SBPC

  • RODRIGUES, G. S. Notas preliminares sobre as aulas de história do circo no ensino das atividades circenses. Comunicação Oral apresentada no X Congresso Nacional de Educação Física (CONEF) - UNESP (Bauru), 2016. Premiado com Menção Honrosa pela Comissão Científica.

  • CARDANI, L.; ONTAÑÓN, T. B. BORTOLETO, MAC. O ensino das atividades circenses nas escolas municipais de Campinas-SP. Congresso PIBIC CNPq UNICAMP, 2016. Prêmio de Mérito Científico - Área de Ciências Humanas.

  • MONTANINI, J. A. F.; BORTOLETO, MAC, RIBEIRO, O. MEETINGS CIRCUS IN THE CITY OF SÃO PAULO: A LEISURE OPTION? Congresso PIBIC CNPq UNICAMP, 2016.

  • MONTANINI, J. A. F.; BORTOLETO, MAC, RIBEIRO, O. OS ENCONTROS CIRCENSES NA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA OPÇÃO DE LAZER?  VII Congresso de Iniciação Científica UNICAMP - USP - UNESP, Campinas, 2016. Pôster.

  • CARDANI, L.; ONTAÑÓN, T. B. BORTOLETO, MAC. Atividades circenses na escola: porque os professores não ensinam? VII Congresso de Iniciação Científica UNICAMP - USP - UNESP, Campinas, 2016. Pôster (Premiado com a 2a. Colocação na área de Humanidades).

  • CHIODA, R. A.; Bortoleto, M.A.C. CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NO PLANEJAMENTO E ENSINO DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA ESCOLA. I Congresso Internacional de Praxiologia Motriz, UFAM - Manaus, maio de 2014

  • CHIODA, R. A.; BORTOLETO, M.A.C.  O ENSINO DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO. Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física - SEMEF - FE-USP, 2014. 

  • Teresa ONTAÑÓN, Marco Antonio C. BORTOLETO. EDUCAÇÃO, CORPO E ARTE: ATIVIDADES CIRCENSES NO COLEGIO OSWALD DE ANDRADE - SP. IV Congresso Internacional de Ciências do Desporto - UNICAMP, abril 2014. Foto

  • Fernando FERNANDEZ, Francisco GORDILLO, Marco A C BORTOLETO. “KIMARTOP”: TECNOLOGIA PARA LA PRACTICA DE LA GIMNASIA ACROBATICA. IV Congresso Internacional de Ciências do Desporto - UNICAMP, abril 2014

  • Francisco GORDILLO, Marco A C BORTOLETO, Fernando FERNÁNDEZ, Kiko LEÓN. EL ENTRENAMIENTO DEL PORTOR DE LA GIMNASIA ACROBÁTICA: KIMARTOP COMO MEDIO FACILITADOR. IV Congresso Internacional de Ciências do Desporto - UNICAMP, abril 2014.

  • Ontañón, T., Bortoleto, M. CHALLENGES FOR A RESEARCH METHODOLOGY OF CIRCUS ACTIVITIES PEDAGOGY IN PHYSICAL EDUCATION. 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26 th - 29 th June 2013, Barcelona – Spain .

  • Duprat, R., Ontanon, T., Bortoleto, M., Mateu, M., Martinez, A. THE CIRCUS IN PHYSICAL EDUCATION: A PORTRAIT OF PRODUCTION AVAILABLE IN THE MAGAZINE PHYSIQUE ET ÉDUCATION SPORT / FRANCE. 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26th - 29th June 2013, Barcelona – Spain

  • Duprat, R., Bortoleto, M. CONTRIBUTIONS OF THE PHYSICAL EDUCATION TO THE CIRCUS ARTS 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26 th - 29 th June 2013, Barcelona – Spain

  • Tucunduva, B., Bortoleto, M., Ontañón, T. SHOULD CIRCUS ACTIVITIES COMPOSE THE PHYSICAL EDUCATION UNDERGRADUATE COURSE? 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26 th - 29 th June 2013, Barcelona – Spain

  • Ontañón Barragán, Teresa; Coelho Bortoleto, Marco Antonio. Actividades circenses y Educación Física: cuerpo, arte y escuela. XIV Seminario Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz: Educación Física y contextos críticos. 12 al 15 de octubre de 2011.

  • Marco Bortoleto. Curso 16º CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Jundiaí – SP). Jogos circenses como ferramenta pedagógica. 2011.

  • Marco Bortoleto e Adriano Celante. III Seminário Inovações em Atividades Curriculares Experiências no Ensino Superior. O ensino das atividades circenses no curso de Educação Física: experiências na universidade pública e privada. 2011. Páginas 178-190.

  • Teresa Ontañón e Marco Bortoleto. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. (UNESP – Rio Claro). Atividades circenses na escola: estado da arte. 2011.

  • Teresa Ontañón e Marco Bortoleto. XVI Seminário Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz. (La Plata – Argentina). Educación corporal y estética: las situaciones motrices de expresión.  2011.

  • Daniela Soares. Tecido circense em academias na cidade de Campinas. Congresso de Iniciação Cientifica – UNICAMP, 2010

  • Daniel de Carvalho Lopes. Don Ramon: vida e obra. Congresso de Historia Oral. Centro de Memória – UNICAMP, 2010. Pôster

  • Pedro H,. Godoy Gandia Pinheiro. Jogos malabaristicos. Congresso de Iniciação Cientifica – UNICAMP, 2008 - Prêmio de Mérito Científico - Área de Ciências Humanas. Apresentado também no 61a. Congresso da SBPC em 2009 em Manaus Pôster

  • Danilo Ap. Morales. Pedagogia da Roda alemã. Congresso de Iniciação Cientifica – PIBIC - UNICAMP, 2009

  • DUPRAT, Rodrigo Mallet, BORTOLETO, Marco Antonio Coelho e GALLARDO, Jorge Pérez Sergio. Educação Física Escolar: abrindo as portas para as atividades circenses.” Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. V. 20, setembro de 2006, ISSN 1807-5509, Edição Especial anais do XI Congresso dos Países de Língua Portuguesa (Ciência do desporto e Educação Física – Renovação e Consolidação). São Paulo, USP, 2006. p.431.

        

Imagens: 1) Congresso FEF-UNIC, 2015  /  2) Congresso SBPC - UFMG, jul. 2017 / 3) Seminário Internacional de Artes (PUC-MG, set., 2017); 4) Congresso SBPC - UFMG - MG (2017)

 

Relatórios de Pesquisa

    

Teses, Dissertações & TCCs

Doutorado

Mestrado

TCCs de Especialização

  • Elizangela Francisco Ferraz, Flora Sumie Takamori e outros. Abrindo as portas para as atividades circenses na Educação Física escolar: um relato de experiência. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar) - Universidade Estadual de Campinas, 2007.

  • Alex Rodrigues Machado. Um sistema para processos de criação e performance circense. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em atividades Acrobáticas no Circo e na Ginástica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.

TCCs de Graduação

  • Marcio Parma. O palhaço nas aulas de Educação Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Danielle Lopes Tanan. Metodologia de Ensino da Ginástica Acrobática/Acrobacia Circense em Grupo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Daniel de Carvalho Lopes. Don Ramon: vida e obra circense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Pedro H. G. Gandia Pinheiro. Entre um lançamento e outro: análise da literatura sobre pedagogia do malabares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Diogo Mendes Firme. Proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do diabolô para iniciantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • André Souza Leite Vieira. KIMARTOP: tecnologia ao serviço da formação acrobática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Tabata Larissa Almeida. AIRTRACK: jogos e brincadeiras para o desenvolvimento acrobático. 2012. 

  • Marina Real Silva. O tecido circense como pratica corporal na escola: experiências e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.  

  • Camila Sanchez Milani. As atividades circenses na educação física escolar: representações no distrito de Barão Geraldo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Caroline D´Avila de Almeida Leitão. O ensino do tecido circense para crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Leonona Cardani. Ensino das atividades circenses na escola: a realidade de Campinas-SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

  • Jessica Adriana Montanini Fernandes.  Encontros circenses em são paulo: espaço público, arte e lazer em debate.  Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2017.

  • Murilo Toledo. A acrobacia na formação do ator: o caso do Conservatório Carlos Gomes - Campinas - SP. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2017.

  • Milena Camargo Correa. Investigando a formação de professores de aéreos da Região Metropolitana de Campinas-SP. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2019 (Banca: Erika Stoppel e Leonora Cardani).

  • João Gabriel Baptistoti Nunes. Ancoragens e segurança no circo.  (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2019.

  • Letícia De Oliveira.  O ensino do tecido aéreo para crianças - propostas de aulas. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2019.

  • Ellen Yukari Maruyama Tengan. BRINCANDO DE CIRCO: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2022.

Marco, Teresa, Marina Real e Rodrigo, 2014.

 

Pesquisas de Iniciação Científica (IC)

  • Pedro Willian. Melhora da capacidade de equilíbrio em pessoas idosas por meio da atividade circenses. 2024-25. Bolsa CNPQ-PIBIC. Orientadores: Marco Antonio Coelho Bortoleto e Marcos Uchida;

  • Julia Cristina Reis Bruno. UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE O CORPO  NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DO CIRCO SOCIAL: MEMÓRIAS DO PROJETO "ENTRANDO EM CENA". Bola FAPESP. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto, 2024-2025.

  • Luiza G. Maioli. Transição da carreira esportiva para a artística - circo. Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto, 2020-2021.

  • Ellen Tengan. Ensino do circo na Educação infantil. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto, 2019-2020.

  • João Gabriel Baptidtotti Nunes. ANÁLISE DOS SISTEMAS DE ANCORAGENS E DOS PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DE APARELHOS AÉREOS CIRCENSES. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto, 2019.

  • Leonora Tanasovici Cardani. Ensino das atividades circenses na escola: a realidade de Campinas-SP. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto. 

  • Daniela Bento Soares. Tecido Circense. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto. 

  • Danilo Aparecido Morales. Roda Alemã: pedagogia da iniciação. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto. 

  • Pedro Henrique Godoy Pinheiro. Pedagogia das atividades circenses: jogos de malabares na educação física escolar. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.

  • Danilo Aparecido Morales. A RELAÇÃO DAS ATIVIDADES/PRÁTICAS CIRCENSES NA FEF/UNICAMP E NA ESCOLA GYMNASTIKHØJSKOLE DE OLLERUP (DINAMARCA). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Educaçao Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.

Verbetes

 

Vídeos

 

Podcast

- UNICAMP Conexões Cultura - Seminário Circo Social, 2015

Radio Unicamp - Programa Oxigênio PODECAST:  Circo e Escola, 2017 - Marco Marco

- SESC - Podcast - Circo em Transe. Ep 8. O espetáculo não para. 2019  Youtube 

- Hablemos de Circo - Circo en Brasil. Capítulo 6, 2020. Spotify - Marco Bortoleto

- Reporte Unicamp - Mapeamento mostra "explosão" das escolas de circo.

- Cia Catavento - Circo é esporte?  2020.  Spotify - Marco Bortoleto

- Hablemos de Circo - La crisis de la escuela nacional de circo. Março, 2021. Youtube - SpotifyApple Podcast - Marco Bortoleto

- SESC Jundiaí: E o Circo, o que é - Episódio 1, 2021, com Erminia Silva.

- Revista FAPESP- PODCAST Pesquisa Brasil, - Marco Bortoleto - junho 2024.

 

PODCASTS - CANAL PODE-CIRCUS do Spotity - Escute e conheça melhor nossa produção acadêmica

1a. TEMPORADA (2020-2021)

  • Episódio 1: DUPRAT, Rodrigo Mallet e BORTOLETO, Marco A. C. (2007). Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista CBCE , vol 29, janeiro 2007. POD-CAST fev. 2020 

  • Episódio 2: BORTOLETO, Marco A. C. e CARVALHO, Gustavo Arruda. Reflexões sobre o circo e a educação física. Revista Corpoconsciência, Santo André, n. 11, janeiro, 2003. POD-CAST jan. 2020 - Spotify Episódio 2

  • Episódio 3: O circo : sua arte e seus saberes : o circo no Brasil do final do seculo XIX a meados do XX. Nesse episódio do PodeCircus, um pouco sobre o trabalho de nossa querida Erminia Silva.

  • Episódio 4: CIRCO E A INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Dessa vez, Bruno Tucunduva, vem falar um pouco do artigo "O circo e a inocação curricular na formação de professores de educação física no brasil" Publicado na revista Movimento. TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O CIRCO E A INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e25055, out. 2019. 

  • Episódio 5: O circo : sua arte e seus saberes. Nesse episódio do PodeCircus, um pouco sobre o trabalho de nossa querida Erminia Silva. 

  • Episódio 6: Atividades Circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica. Hoje falaremos de um trabalho que está fresquinho, o mestrado recém defendido da nossa querida Caroline Capellato Melo, intitulado "Atividades Circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica ". MELO, C. C. Atividades circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica. Dissertação (mestrado). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2020.

  • Episódio 7: EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES CIRCENSES: “O ESTADO DA ARTE". Nesse episodio vamos falar sobre um artigo que foi um ponto de partida para o desenvolvimento de várias das pesquisas do grupo, "Educação física e atividades circenses: "o estado da arte". Uma revisão da literatura existente até aquele momento sobre o ensino de circo na educação física. Nossos autores são os pesquisadores Teresa Ontañón, Rodrigo Duprat, Marco A. Bortoleto. ONTAÑÓN, Teresa; DUPRAT, Rodrigo; BORTOLETO, Marco A.. EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES CIRCENSES: “O ESTADO DA ARTE”. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 149-168, abr. 2012

  • Episódio 8: Saltimbancos contemporâneos – seu aprendizado, suas escolhas e expectativas. Nossa próxima autora é a Lua Barreto falando sobre seu mestrado, que resultou na publicação de um livro, "Saltimbancos contemporâneos – seu aprendizado, suas escolhas e expectativas." Barreto, Lua – Saltimbancos contemporâneos – seu aprendizado, suas escolhas e expectativas. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. 

  • Episódio 9: Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos – todos aprendendo. Melo, C. C., Santos Rodrigues, G., Cardani, L. T., Lua Barreto, M., & Bortoleto, M. A. C. (2020). Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos – todos aprendendo. Educación Física Y Deporte, 38(2).  

  • Episódio 10: Atividades Circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Mais um artigo do nosso querido Coordenador, Marco Bortoleto. "ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE A PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO CORPORAL E ESTÉTICA". BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE A PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO CORPORAL E ESTÉTICA. Cadernos de formação RBCE. v. 2, n. 2, 2011. 

  • Episódio 11: Circo Coragem: O jogo como estratégia de ensino das atividades circenses. Nesse episódio falaremos um pouco sobre o artigo dos pesquisadores Gilson Santos Rodrigues, Elaine Prodócimo, Teresa Ontañón, com o artigo "Circo Coragem: O jogo como estratégia de ensino das atividades circenses".

  • Episódio 12: Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física. Hoje falaremos do texto "Por entre as brechas dos muros da universidade: O circo como componente curricular na formação inicial em Educação Física" escrito por Rita de Cassia Fernandes Mirandai e Eliana Ayoub.

  • Episódio 13: Hoje recebemos o Pesquisador e Palhaço Romulo Santana Osthues. Ele vem falar um pouco de sua pesquisa atual a partir do artigo "O panelaço é uma palhaçada? Cenas prototípicas de um sujeito em protesto carnavalizando o político". Aproveite para ler o artigo e refletir sobre o assunto. OSTHUES, R. S. O panelaço é uma palhaçada? Cenas prototípicas de um sujeito em protesto carnavalizando o político. In: IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais, 2018, São Paulo. GT01. Os protestos contra a crise econômica, política e ideológica, 2018.

  • Episódio 14: Nesse episódio falamos um pouco sobre um dos livros do grupo Circus Jogando como Circo. BORTOLETO, M. A. C., PINHEIRO, P. H. G. G e PRODOCIMO, E. Jogando com o circo. Jundiaí – SP: Editora Fontoura, janeiro de 2011. 

  • Episódio 15: Mais um trabalho do nosso pesquisador Romulo Osthues. Dessa vez falando sobre seu mestrado "Um nariz vermelho feito (de) mídia". Mestrado em Divulgação Científica e Cultural. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Um nariz vermelho feito (de) mídia. Ano de Obtenção: 2017. Autor: OSTHUES, R. S. Orientadora: Cristiane Pereira Dias.

  • Episódio 16: Nesse episódio recebemos a artista e pesquisadora Leonora Cardani para falar um pouco do artigo "Atividades Circenses na Escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas”. Referência: CARDANI, LT; ONTAÑÓN, TB; SANTOS GR; BORTOLETO, MAC. Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP. R. bras. Ci. e Mov 017;25(4):128-140.

  • Episódio 17: Rômulo Osthues nos traz mais um artigo "Parou a palhaçada! A polícia entra em cena: corpo, prisão, silenciamento". Falando um pouco mais sobre o palhaço de rua e suas relações com o espaço público. Confere a seguir. OSTHUES, R. S. Parou a palhaçada! A polícia entra em cena: corpo, prisão, silenciamento. In: IV Seminário Internacional (SINEL) e V Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL), 2019, Cascavel. ANAIS DO SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. Cascavel: Unioeste, 2019. v. 5. https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/SISNEL/anais

  • Episódio 18: Erminia Silva expõe seu artigo “O novo está em outro lugar”. In Palco Giratório, 2011: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Rio de Janeiro; SESC, Departamento Nacional, 2011, pp. 12-21, 108p. 

  • Episódio 19: Hoje é dia de falar um pouco sobre o mestrado do nosso querido Rodrigo Mallet Duprat. "Atividades Circenses: possibilidades e perspectivas para a educação física escolar". DUPRAT, R. M. Atividades Circenses: possibilidades e perspectivas para a educação física escolar. 2007. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação Física e Sociedade – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, 2007.  

  • Episódio 20: Rita de Cassia Fernandes Miranda fala sobre o texto "O circo na formação inicial em educação física: um relato autoetnográfico" MIRANDA, R. C. F; BORTOLETO, M. A. C. 20: O circo na formação inicial em educação física: um relato autoetnográfico. Rev. Bras. Ciênc. Esporte vol.40 no.1 Porto Alegre Jan./Mar. 2018.

  • Episódio 21: Rodrigo Mallet Duprat fala sobre o artigo "O corpo na formação dos circenses.". DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. O corpo na formação dos circenses. ILINX – Revista do LUME, v.8, 2015. 

  • Episódio 22: Rogério Zaim de Melo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul comenta o artigo "A influência das atividades circenses na formação de professores de educação física: um estudo a partir de projetos de extensão". DE MELO, Rogério Zaim; RIZZO, Deyvid Tenner Souza; GOLIN, Carlo Henrique. A influência das atividades circenses na formação de professores de educação física: um estudo a partir de projetos de extensão. Revista Cocar, v. 13, n. 27, p. 1064-1079, 2019. 

  • Episódio 23: Leonora Cardani apresenta sua dissertação de mestrado intitulada "Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola", defendida na FEF-Unicamp em 2018.

  • Episódio 24:  Marco Bortoleto, coordenador do CIRCUS, apresenta o livro infantil "O Circo Chegou", publicado originalmente em 2008 e posteriormente traduzido para muitos idiomas e também com versão AUDIOLIVRO;

  • Episódio 25: Daniel Lopes discute o artigo escrito em conjunto com Erminia Silva intitulado "Trajetórias Circenses: A produção da linguagem circense por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840". Referência: LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Trajetórias Circenses: A produção da linguagem circense por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840, Revista Ensaio Geral/edição especial, Belém, v.3, n. 3, p. 43-64, 2014.

  • Episódio 26: Daniel Lopes volta para falar de um artigo derivado de sua tese de doutorado, intitulado "Entre o pódio e o picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano". LOPES, Daniel de Carvalho; EHRENBERG, Mônica Caldas. Entre o pódio e o picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano. In: Revista História da Educação: Rio Grande do SUl: vol. 24, p.01-29, 2020, ISSN: 2236-3459.

  • Episódio 27: Atividades Circenses: Notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de formação rbce, v. 2, n. 2, 2011.

  • Episódio 28: Pedagogia das atividades circenses na Educação Física Escolar: experiências da arte em escolas brasileiras de ensino fundamental. RODRIGUES, Gilson Santos. Pedagogia das atividades circenses na Educação Física Escolar: experiências da arte em escolas brasileiras de ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2018.

  • Episódio 29: A formação do artista circense goiano: olhares e deslocamentos entre o Circo Basileu França e o Circo Laheto. Leles, Marilia Teodoro de – A formação do artista circense goiano: olhares e deslocamentos entre o Circo Basileu França e o Circo Laheto. Goiânia: Dissertação de Mestrado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Performances Culturais, 2018.

  • Episódio 30:  A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872. LOPES, Daniel de Carvalho. A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio d Mesquita Filho”, São Paulo, 2015.

  • Episódio 31: A Extensão universitária e as atividades circenses: notas sobre um encontro formativo. RODRIGUES, Gilson Santos et al. A extensão universitária e as atividades circenses: notas sobre um encontro formativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 28, n. 2, 2020.

  • Episódio 32: Corpo e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Ontañón Barragán, T., de Carvalho Lopes, D., Santos Rodrigues, G., Tanasovici Cardani, L., & Coelho Bortoleto, M. (2019). Corpo e arte: uma proposta pedagógica na Educação Física a partir da bola de equilíbrio circense. Educación Física Y Ciencia, 21(2), e076.

  • Episódio 33: Circos e palhaços no Rio de Janeiro: Império. LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Circos e palhaços no Rio de Janeiro: Império. Rio de Janeiro: Grupo Off-Sina, 2015.

  • Episódio 34: Os circenses e seus saberes sobre o corpo, suas artes e sua educação: encontros e desencontros históricos entre circo e ginástica. LOPES, Daniel de Carvalho. Os circenses e seus saberes sobre o corpo, suas artes e sua educação: encontros e desencontros históricos entre circo e ginástica. 2020. 193 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

  • Episódio 35: Navegando no rio dos sonhos: quando o barco vira um circo. Zaim-de-Melo, Rogério; Tiaen, Marcos Sérgio; Godoy, Luis Bruno de; Costa, Ana Carolina Pontes; Sambugari, Márcia Regina do Nascimento – “Navegando no rio dos sonhos: quando o barco vira um circo”. IN: O Circo: Ontem e hoje. Cadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 186-202.

  • Episódio 36:  O prof. Marco Bortoleto fala sobre o capítulo de livro: BORTOLETO, M. A. C. Jóvenes latinos y Circo. In: Carles Feixa Pampols (dir.), Laura Porzio & Calorina Recio (coords.). (Org.). Jóvenes latinos en Barcelona: espacio público y cultura urbana. 1ed.Barcelona: Editorial Anthropos, 2006, v. 1, p. 267-274..

  • Episódio 37: Rita de Cássia Fernandes (UFU) fala sobre: Ecos do circo social em Uberlândia/MG. Referência: OLIVEIRA ALVES SOUSA, J.; FERNANDES MIRANDA, R. DE C.; ONTAÑÓN BARRAGÁN, T. Ecos do circo social em Uberlândia/MG: a visão dos educadores. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-18, 18 set. 2020. 

  • Episódio 38: LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. “CIRCO: percursos de uma arte em transformação contínua”. IN: O Circo: Ontem e hoje. Cadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 86-100. 

  • Episódio 39: Lua Barreto fala sobre o capítulo do livro "Urbano Palco: Estudos de performances urbanas" intitulado "A expressão do artista de rua através das imagens no 10º encontro Goiano de malabares e circo."

  • Episódio 40: SILVA, Rafael Resende Marques da. Développement d’une pédagogie du jeu clownesque: um parcours entre Brésil et Europe. 2019, 352 f. Tese (Doutorado em Artes e estudos teatrais) – Art et historie de l’art. Université Paul-Valéry Montpellier 3, França, 2019 

  • Episódio 41: ZAIM-DE-MELO, Rogério. GODOY, Luís Bruno de. BRACCIALLI, Felipe. Quando o nariz vermelho se encontra com a educação Física: potencialidades do palhaço como conteúdo na escola. Motrivivência, (Florianópolis), v. 32, n. 63, p. 01-20, julho/dezembro, 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. 

  • Episódio 42: FERNANDES, Jéssica Adriana Montanini; RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Encontros circenses no Brasil: espaço público, arte e lazer. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 2, n. 7, p. 43-63, maio/ago. 2020. 

  • Episódio 43: OSTHUES, R. S. “Você é um palhaço, mesmo” – A designação de uma palavra e seu funcionamento como insulto. Revista de Estudos da Linguagem, v. 28, p. 1581-1601, 2020. 

  • Episódio 44: Braccialli, Felipe (UNICAMP / CIRCUS); Fernandes, Jéssica Adriana Montanini (CIRCUS) – “O circo chegou na ADACAMP: relato de experiência da utilização de atividades circenses para o desenvolvimento de autistas”. IN: VI Congresso Internacional – Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho. Santarém/Portugal: Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OLHARES PELO CAMINHO”. Parte II – Textos Completos, de 24 a 26.10.2019, pp. 82-89. 

  • Episódio 45: Marco Bortoleto para falar sobre o livro "Introdução a pedagogia das atividades circenses VOLUME 1" publicado em 2008.

2a. TEMPORADA (2022)

 

3a. TEMPORADA (2023) - Palhaçaria no Brasil

 

 

​4a. TEMPORADA (2023) - O circo na Extensão Universitária no Brasil.

O Grupo CIRCUS, em parceria e como coparticipante, do Grupo de Estudo em Extensão & Circo liderado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Miranda (UFU), apresenta uma nova série do PODECIRCUS, intitulada "O circo na Extensão Universitária no Brasil". Acompanhe os episódios:

5a. TEMPORADA (2024) - Pesquisa em circo no GT Circo e Comicidade da ABRACE

O Grupo CIRCUS, em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Circo e Comicidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), apresenta mais uma temporada do seu podcast, com a participação de pesquisadoras/es de todo o Brasil.