Constituição de relações sociais justas

O grupo de estudos em Atividade Física e Qualidade de Vida da FEF da UNICAMP busca desenvolver uma abordagem multidisciplinar e transversal da pesquisa e intervenção em qualidade de vida. Neste sentido, procura aproveitar subsídios das diferentes áreas que constituem o campo de conhecimento para, sempre que existirem possibilidades concretas de sucesso, contribuir no sentido de uma distribuição social mais igualitária das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, e a disponibilização de informações que possam ajudar na construção de condições de vida mais dignas.

Como é característico de qualquer abordagem transversal, este processo se dá através de diferentes canais, procurando obter sinergia entre os recursos disponíveis e as diferentes alternativas de intervenção. Com relação ao poder público podemos citar os projetos da Escola Promotora da Saúde ou a Comunidade Saudável na Região dos Amarais onde são aplicados programas desenvolvidos no interior da academia, ao mesmo tempo em que se realizam coletas de dados que podem subsidiar práticas de intervenção dirigidas ao empoderamento da comunidade. Na aproximação com as empresas privadas, é importante destacar a interface com as iniciativas de Responsabilidade Social, onde a exposição e o debate do referencial teórico e os exemplos de intervenção documentados permitem implementar intervenções mais eficazes, com relação a objetivos construídos através de um processo de consenso entre todos os sujeitos sociais envolvidos.

 

GUTIERREZ, G. L. Da autogestão à economia social: a concepção de uma nova empresa. Revista de Administração, USP, São Paulo, 33(1):68-74, jan/mar 1998. 

GUTIERREZ, G. L. Economia solidária: de movimento político a política de Estado, Revista Organizações & Democracia, UNESP, Marília, 5(1):9-22, jan/jun 2004.

SERAFIN, M. C. Saúde moral das organizações: um diálogo aberto, In GONÇALVES, A. (orgs.), Gestão da qualidade de vida na empresa, Campinas, IPES, 2005.

DESIDERIO, A.. Responsabilidade social corporativa: alguns selos e certificados, In GONÇALVES, A. (orgs.), Gestão da qualidade de vida na empresa, Campinas, IPES, 2005.

SILVA, E. P. ; HELOANI, J. R.. O desgaste da realidade sócio-institucional, identidade e stress no trabalho de guardas municipais, In VILARTA, R. (orgs.), Qualidade de vida e fadiga institucional, Campinas, IPES, 2006.

Dal Ri, N.M. Organizações de trabalho associado: uma nova tecnologia social? In VILARTA, R. (orgs.), Qualidade de vida e novas tecnologias, Campinas, IPES, 2007.

 

Gustavo Luis Gutierrez
Professor Titular em Interrelações do Lazer na Sociedade
Faculdade de Educação Física – UNICAMP

 

Contribuição do conceito de cultura para pensar as políticas de lazer

Informações secundárias sobre características socioeconômicas dos municípios

Políticas públicas e a escola promotora da saúde: ações de qualidade de vida em Vinhedo/SP

Reduto rural inserido na malha urbana