Estado nutricional e composição corporal das crianças de 7 a 10 anos de idade do município de Vinhedo/SP

Estela Marina Alves Boccaletto
Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP

A avaliação do estado nutricional e da composição corporal de crianças de ambos os sexos, matriculadas nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Vinhedo/SP, ação prevista no desenvolvimento da Fase Diagnóstica do Programa Escola Promotora da Qualidade de Vida e Saúde da Faculdade de Educação Física da Unicamp foi realizada em agosto de 2005. Foram coletados os dados antropométricos de estatura e peso utilizados dos índices morfológicos de estatura/idade e o IMC (peso/estatura 2 ) por idade e sexo. A porcentagem de gordura corporal foi obtida através da análise da bioimpedância elétrica.

Este capítulo apresenta os resultados desta avaliação a partir do critério de classificação estabelecido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC 2000) o que vem colaborando com as autoridades responsáveis pela adoção de políticas públicas relacionadas com a alimentação saudável e estilo de vida ativo nas escolas municipais. Estas informações fazem parte da dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação Física da UNICAMP pela autora.

 

Referência bibliográfica

BOCCALETTO, E.M.A. Estado nutricional e composição corporal de crianças do ensino fundamental do município de Vinhedo/SP [s.n.]. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível aqui. Acesso em 7 de julho de 2007.

BOCCALETTO, E.M.A.; VILARTA, R. Estado nutricional e composição corporal das crianças de 7 a 10 anos de idade do município de Vinhedo/SP. In BOCCALETTO, E.M.A.; VILARTA, R. (organizadores). Diagnóstico da alimentação saudável e atividade física em escolas municipais de Vinhedo/SP. Campinas: Ipês Editorial, 2007. p. 27-32.

Estela Marina Alves Boccaletto
Mestre e Doutoranda em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP